Olimpíada de Paris terá abertura histórica

Nesta sexta-feira (26), a Olimpíada viverá um momento histórico: pela primeira vez, uma cerimônia de abertura será realizada fora de um estádio. O evento acontecerá no rio Sena, que corta Paris, e marcará o início da Olimpíada de Paris a partir das 14h30 (horário de Brasília). A transmissão será feita pela TV Globo, SporTV, Globoplay e CazéTV.

A cerimônia de abertura, que terá os porta-bandeiras Isaquias Queiroz, da canoagem, e Raquel Kochhann, do rugby de 7, contará com um desfile das delegações em barcos ao longo de 6 quilômetros pelo Sena. Câmeras estarão posicionadas nas embarcações de cada nação, transmitindo o evento em 80 telões espalhados pelo local. A cerimônia será gratuita para quem assistir do cais superior, mas aqueles que preferirem acompanhar do trecho entre a ponte Austerlitz e a ponte de Iéna precisarão de ingressos.

A ideia de realizar a abertura no Rio Sena, proposta em 2019, enfrentou resistência da polícia francesa devido às dificuldades logísticas e de segurança. Didier Lallement, então chefe de polícia, chamou a ideia de “loucura”, lembrando os atentados de 2015 em Paris. No entanto, o presidente francês, Emmanuel Macron, defendeu a ideia e afirmou que este seria o momento certo para transformá-la em realidade. Ele declarou: “No começo, parecia uma ideia maluca e não muito séria. Mas decidimos que seria o momento certo de entregar essa ideia maluca e fazê-la ser real”.

Para garantir a segurança do evento, Paris 2024 terá a maior operação de segurança dos Jogos Olímpicos no pós-guerra, com cerca de 45 mil policiais, milhares de soldados e seguranças privados mobilizados. Apesar de não haver ameaças diretas aos Jogos, o departamento de segurança francês já neutralizou duas suspeitas de ataque.

Estima-se que cerca de 3 bilhões de pessoas assistirão à cerimônia, na qual os atletas navegarão em barcos por cerca de 5,6 quilômetros ao longo do Sena. Os planos para o evento foram mantidos em segredo, mas Thomas Jolly, diretor artístico da cerimônia, mencionou um “grande afresco” que celebrará a relação de Paris e da França com o mundo.

The post Olimpíada de Paris terá abertura histórica appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.