Projeto de extensão da UFSC divulga informações sobre doenças das plantas com videoaulas e paródias musicais

Fitopatologia em Verso e Prosa é um projeto de extensão que visa difundir informações sobre as doenças das plantas de forma descontraída, com música e videoaulas. O projeto é coordenado pelo docente Robson Marcelo Di Piero, vinculado ao Departamento de Fitotecnia e ao Laboratório de Fitopatologia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina (CCA/UFSC). Para despertar o interesse do público em geral pela Fitopatologia e tornar a temática mais leve aos acadêmicos, o professor compôs paródias musicais ao longo de sua carreira. As letras das músicas descrevem as características dos fitopatógenos com humor, procurando facilitar a compreensão do tema.

A Fitopatologia é o ramo da ciência que investiga os agentes causadores das doenças das plantas, seus sintomas, ciclos e as medidas de controle. Desde 2014, o professor Robson vem divulgando suas composições musicais nos minicursos que oferece durante a SEPEX – Semana de Ensino, Pesquisa,  Extensão e Inovação. Com o projeto de extensão, o conteúdo que até então só era acessível aos participantes dos minicursos, agora está disponível a todos no canal do Centro de Ciências Agrárias (CCA) no Youtube. São nove videoaulas de 10 minutos, finalizadas com uma paródia fitopatológica abordando fungos, bactérias, vírus e nematoides que provocam doenças de interesse econômico em plantas. A playlist está disponível aqui. Também foram produzidos outros nove vídeos, apenas com as composições musicais. Acesse a playlist aqui.

A gravação dos vídeos foi realizada pela discente do curso de Agronomia, Victoria Yanucci. A apresentação musical é feita pelo próprio professor Robson, na voz, e pelo engenheiro agrônomo Charles Matos, no violão. Outros seis vídeos já foram gravados e estão em fase de edição. Em breve serão adicionados às playlists. Se houver interesse do público, novas aulas e paródias serão elaboradas. Segundo a equipe do projeto, os vídeos visam não apenas popularizar a Fitopatologia para o público em geral, como também estimular estudantes de Agronomia, Biologia e áreas afins a aprofundarem seus conhecimentos sobre os patógenos que causam problemas fitossanitários.

 

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