TCE/SC identifica inconsistências em editais do transporte escolar

Um novo sistema de inteligência artificial (IA) desenvolvido pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), identificou falhas em 16 editais de licitação para o transporte escolar que estavam para ser lançados por prefeituras.

O VigIA, como o sistema é chamado, os auditores do TCE/SC puderam analisar os documentos e propor às administrações municipais a correção das inconsistências antes mesmo da publicação dos editais. Dessa forma, foi possível evitar a contratação de serviços inadequados.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

Com o alerta do programa, auditores puderam analisar os documentos e propor às administrações municipais a melhoria e correção de aspectos legais, resultando em mais segurança na futura contratação do serviço para atender ao mínimo 3 mil crianças. Como resultado do trabalho, 11 editais foram retificados e republicados, três foram suspensos, um foi revogado e um foi anulado.

“Analisar todos os editais é um trabalho humanamente impossível de ser realizado. Foram 22 mil apenas nos quatro primeiros meses deste ano. Por isso, antes da IA, a análise era feita por amostragem. Agora, 100% dos documentos são avaliados. Nosso atual estágio da ferramenta é o de melhoria dos índices de acerto a partir da inserção de novos parâmetros de verificação”, explica o diretor de Informações Estratégicas, Nilsom Zanatto.

Leia mais:

Homem é preso em flagrante por maus-tratos contra cachorro em São José

Duas linhas do Transporte Coletivo de Blumenau ganham novos horários; saiba mais

Foragido do Pará por estupro de vulnerável contra criança de 6 anos é preso em Ilhota

O post TCE/SC identifica inconsistências em editais do transporte escolar apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.