Levantamento do Portal Alexandre José mostra cenário preocupante da vacinação contra paralisia infantil no Vale do Itajaí

Terminou nesta sexta-feira (14) a Campanha Nacional de Imunização contra a Poliomielite. O estado de Santa Catarina ficou abaixo da meta de imunizar pelo menos 95% do público alvo que são todas as crianças de 1 anos a menores de 5 anos. A vacina diferente de outras, é ministrada com duas gotinhas e protege contra a paralisia infantil, uma doença grave que pode causar sequelas permanentes.

Todas as crianças nessa faixa etária precisam da dose de reforço, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente. O Portal Alexandre José fez um levantamento com municípios do Vale do Itajaí. Nenhum alcançou a meta nacional, muitos nem mesmo metade da meta.

É o caso de Blumenau que aplicou mais de 4 mil doses, mas até metade desta sexta-feira chegou a apenas 24,31% dos 95% do público-alvo.

Gaspar teve 1.262 doses aplicadas, o que corresponde a 24,04% do público alvo. “A cobertura esse ano de diversos municípios foi abaixo do esperado, acreditamos que será prorrogado o prazo da campanha, como feito em outros anos.”, destacou o secretário de Saúde de Gaspar, José Carlos de Carvalho Junior.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

Em Indaial o público alvo, com idade entre 1 e 4 anos, é de 3.844 crianças. De acordo com a prefeitura foram aplicadas 1.180 doses, totalizando 30,69% do público alvo.

Em Rio do Sul foram vacinadas 1.023 crianças com idade entre 1 e 4 anos o que representa 29,13% do público alvo.

Timbó apresenta o melhor resultado entre as cidade consultadas pela equipe de reportagem do Portal Alexandre José. O município tem 2.005 crianças cadastradas de 1 ano a 4 anos 11 meses e 29 dias. Na cidade, até quinta-feira (13) a cobertura estava em 62%.

Pomerode também apresenta bons resultado, apesar de não atingir a meta nacional de 95%. A cidade já imunizou 58% do público alvo. Para aumentar a cobertura vacinal na cidade de Pomerode, nesta sábado (15), algumas Unidades de Saúde vão estar abertas e imunizando a população independente do local de residência, das 8h às 12h. São elas:

ESF Vollrad Laemmel (Testo Central 2)
ESF Ricardo Jung (Centro)
ESF Rosita Zimmer (Pomerode Fundos)
ESF Jane Meri Seibert Fernandes (Testo Rega 1)

Em Blumenau a equipe da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) pede aos pais que busquem pela vacina nas unidades de saúde do município, que os profissionais seguem vacinando as crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Para receber o imunizante, basta levar um documento oficial com foto e a caderneta de vacinação.

As vacinas utilizadas para a imunização são a oral poliomielite (VOP) e a inativada poliomielite (VIP). Para as crianças menores de 12 meses, o imunizante contra a pólio fica dentro da rotina. 

A secretária de Promoção da Saúde, Jaqueline Mocelin, diz que a baixa procura pela vacina da pólio é preocupante e coloca as crianças em perigo. “Quando o assunto é proteção, nós não podemos hesitar. É fundamental que todas as crianças sejam vacinadas para que estejam protegidas contra a paralisia infantil. Aproveito para relembrar que a vacina é segura, eficaz e gratuita”, finaliza.

Leia mais:

Lei que proíbe consumo de bebidas alcoólicas em áreas de lazer de Gaspar é sancionada

Mega-Sena: veja os números sorteados no concurso 2.736

Veja quais mudanças propostas em projeto aprovado por deputados para crimes praticados em unidades de ensino

O post Levantamento do Portal Alexandre José mostra cenário preocupante da vacinação contra paralisia infantil no Vale do Itajaí apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.