Benedito Novo confirma primeiro caso de Febre do Oropouche

A Prefeitura Municipal de Benedito Novo confirmou, nesta sexta-feira (7), o primeiro caso de Febre do Oropouche no município. Os exames foram encaminhados pela Vigilância Epidemiológica ao Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN), que detectou a presença do vírus na amostra.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

Febre do Oropouche

Segundo informações do Ministério da Saúde, a Febre do Oropouche é uma doença causada por um arbovírus, transmitida principalmente por mosquitos, sendo o principal vetor o Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Os sintomas da doença incluem dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia, similares aos da dengue e da chikungunya. Não há tratamento específico, sendo recomendado repouso, tratamento sintomático e acompanhamento médico.

Prevenção

Os mosquitos transmissores proliferam-se em áreas naturais do meio ambiente, não havendo protocolo de controle químico recomendado atualmente. São orientadas medidas de prevenção individual, como o uso de repelentes, telas de proteção e roupas compridas.

Os casos suspeitos de Febre do Oropouche estão sendo verificados em pacientes que apresentam sintomas semelhantes aos da dengue, com testes negativos para esta doença, configurando critérios de suspeita para a nova patologia.

Leia mais:

VÍDEO: carro cai sobre casa no bairro Tribess, em Blumenaus em vendas on-line e melhorar atendimento

Trabalhador sofre choque elétrico após encostar em fiação na Subestação da Celesc, em Taió

Ainda não sabe o que fazer no final de semana? Veja as atrações que acontecem em Blumenau

O post Benedito Novo confirma primeiro caso de Febre do Oropouche apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.