Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unido, postou nesta quinta-feira (6) uma homenagem aos “heróis imortais que desembarcaram na Normandia”, celebrando o 80º aniversário do desembarque do “Dia D” da Segunda Guerra Mundial.
“Hoje, homenageamos os heróis imortais que desembarcaram na Normandia há 80 anos. Os homens do Dia D viverão para sempre na história como alguns dos mais corajosos, nobres e grandes americanos que já pisaram na Terra”, destacou.
“Eles derramaram seu sangue, e milhares deram suas vidas, em defesa da Liberdade Americana. Eles estão em nossos corações hoje e para sempre”, postou o republicano na Truth Social.
O Dia D foi a maior invasão pelo mar e pela terra da história. Houve muitas baixas dos Aliados naquele dia: cerca de 4.440 soldados aliados foram confirmados como mortos, de acordo com a Comissão de Túmulos de Guerra da Commonwealth.
Outros 5.800 soldados foram feridos ou desapareceram.
Mesmo com grandes baixas, por volta da meia-noite daquele dia, os Aliados tinham assegurado as praias e avançaram para o interior.
Veja fotos do Dia D:
-
1 de 7
6 de junho de 2024 marca 80 anos desde o Dia D, o primeiro dia dos desembarques na Normandia que lançaram as bases para a derrota aliada da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.
Crédito: Getty Images via CNN Newsource -
2 de 7
As forças aliadas são vistas desembarcando nas praias da Normandia em 6 de junho de 1944.
Crédito: US National Archives/AFP/Getty Images via CNN Newsource -
3 de 7
Operação militar foi uma virada crucial no objetivo de derrotar os nazistas na Segunda Guerra Mundial.
Crédito: Via Reuters -
4 de 7
Desembarque das tropas aliadas em 1944 na Normandia completa 80 anos.
Crédito: Via Reuters -
5 de 7
Quase 160.000 soldados aliados desembarcaram na Normandia, cerca de 10.000 foram mortos ou feridos
Crédito: Via Reuters -
6 de 7
A Operação Overlord – como o Dia D foi batizado – continua sendo, até hoje, a maior invasão por água e por terra da história.
Crédito: Via Reuters -
7 de 7
Uma vista de dentro de uma das embarcações de desembarque depois que as tropas dos EUA atingiram a água durante a invasão aliada do Dia D na Normandia, na França. As tropas dos EUA na costa estão deitadas sob a resistência das metralhadoras alemãs.
Crédito: Robert F Sargent/Getty Images
Compartilhe:
source
Fonte : CNN BRASIL