Água Doce está a um passo de iniciar projeto para alavançar o turismo do município

Água Doce – O município de Água Doce deu um importante passo para a adequação e estruturação do desenvolvimento turístico local. Na noite desta quarta-feira (05) foi realizada audiência pública para discussão do zoneamento urbano de interesse turístico. O evento foi realizado no salão nobre da prefeitura e contou com a presença de interessados, representantes da administração municipal, do legislativo, do SEBRAE e imprensa.

A audiência foi conduzida pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Urbanismo, Marino de Souza Pinto, e teve a presença da prefeita Nelci Fátima Trento Bortolini (PL), do vice-prefeito Adicir Zanatta (PL), dos vereadores Paula Cristina Mendes Gatelli (PL) e Aloir Gonçalves da Conceição (PL) e demais secretários municipais.

O edital de chamamento nº 009/2024, conforme o secretário Marino de Souza Pinto, superou as expectativas, sendo a previsão inicial de 20 participantes, mas que alcançou 30. Posteriormente foi publicado o edital de convocação nº 012/2024 que resultou na participação de 41 pessoas na audiência pública convocada pelo poder executivo.

A prefeita Nelci Bortolini agradeceu a presença de todos e enfatizou que o município de Água Doce se diferencia de muitos no estado por suas vocações.

Prefeita

A audiência pública teve por objetivo discutir a alteração na Lei Complementar nº 122/2017 que institui o Plano Diretor do município com a possibilidade da inserção no texto da criação de uma Zona de Expansão Urbana de Interesse Turístico (ZEUIT).

Após explanação dos quesitos técnicos e do plano de trabalho a proposta foi aprovada por unanimidade dos presentes. A próxima etapa é o encaminhamento do projeto de lei à Câmara de Vereadores para discussão e votação em dois turnos. O projeto deverá dar entrada já na sessão da próxima semana.

Saiba mais

O chamamento dos projetos de atração de investimento imobiliário, empreendimento e investimento turístico atraiu interessados nos seguintes segmentos: gastronomia, agroturismo, hospedagem, pesca esportiva, turismo de experiências, eventos, camping, cultura, enoturismo, imobiliário e logística (agência). Os empreendimentos foram inseridos para atividade principal e atividade secundária.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico a intenção é transformar Água Doce referência em turismo sustentável. Uma das referências, atualmente, é a Vinícola Villagio Grando, localizada no distrito de Herciliópolis, entretanto, é preciso ampliar o leque para que mais turistas visitem Água Doce e tenham novas opções para todos os gostos.

Marino explicou que o Mapa Estratégico de Água Doce aponta ações de curto, médico e longo prazo, entre os anos de 2024 e 2040 (2024 – 2026 – 2028 – 2030 – 2035 – 2040). Ele também ressalta que, gradativamente, vai-se fortalecendo o Mapa Turístico Municipal, uma vez que o município já faz parte do Mapa do Turismo em âmbito nacional.

O secretário também detalhou as visitas técnicas que foram realizadas recentemente aos municípios de Bom Retiro e Lages, ambos na serra catarinense, e que contam com empreendimento imobiliários que foram transformados em perímetro urbano dentro de fazendas após permissão por parte do município.

Por fim, destacou a importância e a disposição dos presentes em investir no turismo de Água Doce. Segundo ele, agora se está saindo do papel para ser colocado em prática. Também foram colhidos os principais desafios para implementação do projeto ou empreendimento.

Superada a fase legal o Sebrae fará o que tecnicamente é chamado de adequação de produto, a fim de lapidar e nivelar as empresas. A meta é que até setembro esteja finalizada a etapa de trabalho in loco junto aos empreendimentos, com agenda de visitas para suporte, capacitação, oficinas e workshop e, no máximo até novembro, fazer o lançamento do roteiro, dentro da metodologia aplicada pelo Sebrae.

O Sebrae ainda enfatizou que será trabalhada a identidade turística de Água Doce, com todo o leque estruturante para poder alavançar e fomentar o turismo do município.

 











Adicionar aos favoritos o Link permanente.