Ligações de telemarketing terão novas regras

Talvez um dos assunto que une muitos brasileiros e é praticamente uma unanimidade é que receber ligações de empresas, especialmente de telemarketing, durante o dia inteiro é algo indesejado. Ainda assim, as empresas apostam no ramo. Mas novas regras devem trazer um pouco de auxílio aos usuários de linhas telefônicas.

A Anatel mudou os critérios para identificar as chamadas de “telemarketing abusivo” e definir novas punições para essa prática.

Empresas que não cumprirem as novas regras vão ser multadas em até R$ 50 milhões ou bloqueadas de fazer ligações por 15 dias.

📞 O que muda?

Agora, são consideradas ligações indesejadas aquelas que duram até 6 segundos — inclusive as que são desligadas dentro desse intervalo, tanto por quem fez quanto por quem recebeu a chamada.

Antes, esse prazo era de 3 seg. Ou seja, as empesas ligavam, esperavam no mínimo 4 segundos e depois desligavam para driblar o recebimento de uma multa.

☎ Desvendando o telemarketing:

Você já deve ter atendido uma ligação em que ninguém fala nada e depois desliga. Isso acontece porque a empresa faz várias ligações ao mesmo tempo, mas o operador só consegue falar com uma pessoa por vez — a que atende primeiro e continua na linha.

Outra mudança fala sobre o prefixo 0303. Antes, ele aparecia só em ligações de telemarketing, mas agora vai ser obrigatório que ele dê as caras nas chamadas de cobranças, doações e de toda atividade que gere volume intenso de ligações. Atende quem quer…

📞 110 bilhões

A “regra do 0303” entrou em vigor em 2022, evitando 110 bilhões de ligações incômodas e bloqueando 900 empresas. Mesmo assim, o feedback dos brasileiros foi de que a medida não foi o suficiente para acabar com o incômodo gerado pelas ligações indesejadas.

_____________________

fotos: ilustrativa FreePik  

#agoranovale

The post Ligações de telemarketing terão novas regras appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.