Imposto de Renda: declarações entregues superam 2023, mesmo sem alcançar expectativa da Receita Federal

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 terminou na última sexta-feira (31), sendo registradas pela Receita Federal 42.421.153 declarações no ano. O número ficou acima de 2023, quando 41 milhões declarações foram enviadas.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

Embora a Receita Federal tenha superado o número do ano passado, a expectativa (43 milhões) não foi alcançada neste ano. Porém, o número de declarações entregues ainda pode aumentar, visto que, de modo extraordinário, o prazo foi prolongado para contribuintes do Rio Grande do Sul para até dia 30 de agosto.

O que acontece para quem perdeu o prazo?

Conforme a legislação, quem não entregou a declaração do Imposto de Renda 2024 até a última sexta-feira terá que pagar uma multa, que varia entre R$ 165,74 e 20% do imposto devido.

Além disso, caso a pessoa não declare o Imposto de Renda, também pode ter o CPF irregular, não conseguindo emitir documentos, por exemplo.

Restituição

Cerca de 60% dos contribuintes que declararam o Imposto de Renda têm direito a alguma restituição. Os valores começaram a ser pagos na última sexta-feira, para os primeiros que enviaram a declaração e também para grupos prioritários.

Ao todo, foram pagos R$ 9,5 bilhões para mais de 5 milhões de contribuintes. E o calendário de Restituição do IR 2024 ainda segue com mais pagamentos até o final do ano, conforme previsto aqui.

Leia mais notícias de Blumenau e região

Freio falha e idoso fica ferido em colisão de carro contra muro em Blumenau

Acidente entre micro-ônibus e moto deixa duas pessoas feridas em Blumenau

Dupla rouba veículo em loja de Blumenau e Polícia Militar prende criminosos em Indaial

O post Imposto de Renda: declarações entregues superam 2023, mesmo sem alcançar expectativa da Receita Federal apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.