Concurso que elegeu a ‘cachoeira mais bela do RS’ faz aumentar visitação à vencedora e às finalistas

O concurso realizado pelo blog Repórter Farroupilha, que elegeu a cascata do Perau do Facão, de Arvorezinha, como a mais bela do Rio Grande do Sul, fez aumentar em 50% a presença do público na atração após o início da votação. Durante 30 dias, foram mais de 200 mil votos entre as 10 cascatas finalistas.

“No Carnaval, logo após o fim da votação, batemos recorde histórico de público, com 1,4 mil visitantes. E o público poderia ser maior, não tivesse chovido no último dia do feriado”, afirma o proprietário do parque onde está a cascata, Valdacir Bresciani.

Já nos últimos 30 dias, segundo ele, 3,8 mil pessoas visitaram a cachoeira, incluindo turistas da Alemanha, Argentina, Itália e Tailândia.

Segunda colocada na votação, a Cascata da Mulada, em Caxias do Sul, também percebeu aumento de interesse do público.

“Assim que começou a votação, aumentaram nossos seguidores nas redes sociais. As pessoas diziam: ‘vim conhecer por conta do concurso’. Demos entrevistas em rádios e jornais, houve uma grande repercussão. No desfile da Festa da Uva, representamos o distrito da Mulada (onde fica a atração)”, afirma Samantha Carniel Bertussi, proprietária e gestora da Reserva Bertussi.

As reportagens que apresentaram ao público cada uma das finalistas também repercutiram. Caso do Salto Ventoso, quarta colocada na enquete. O diretor geral do parque, Andrei Dobner, disse que, em função das chuvas, a expectativa era de redução dos visitantes em janeiro, mas, ao contrário, a visitação ficou ligeiramente maior.

E cresceram ainda mais em fevereiro. As reportagens mostrando cada uma das finalistas também produziram resultados.

“Quando passou a reportagem, os três telefones não paravam de tocar. Queríamos ver a matéria, mas não conseguíamos”, afirma Dobner.

Até mesmo cachoeiras que não figuraram entre as finalistas tiveram aumento na visitação. Caso da Cascata dos Jacobis, em Barracão, que fica próxima à Cachoeira do Tigre, em Machadinho, uma das finalistas.

“Com a participação da Cachoeira do Tigre, a Cascata de Barracão também teve impacto no aumento de visitantes, mostrando que não foram somente as dez finalistas que saíram ganhando, mas todo o turismo no RS”, comemora Fabiano Furtado que, ao fotografar 1 mil cachoeiras no estado, inspirou a iniciativa do g1.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.