SC registra mais de 220 mortes por dengue e explosão de casos

O cenário da dengue em Santa Catarina em 2024 é preocupante. Até o momento, foram registrados 316.263 casos prováveis da doença em 283 municípios do estado, um aumento de 160,29% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do informe epidemiológico da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).

Mais de 200 mortes confirmadas

A situação se agrava com o número de mortes por dengue. Até o momento, 224 óbitos foram confirmados pela doença, e outros 56 casos estão em investigação pela secretaria municipal de Saúde com apoio da Secretaria de Estado da Saúde.

Focos do Mosquito Aedes aegypti

A proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, também é motivo de alerta. O último informe da Dive indica a presença de focos do mosquito em 250 municípios catarinenses, totalizando 41.582 focos. Dos 295 municípios do estado, 168 são considerados infestados pelo vetor.

Prevenção

Diante do cenário preocupante, as autoridades sanitárias reforçam a importância da prevenção contra a dengue. Medidas simples como eliminar criadouros do mosquito, usar repelente e manter a casa arejada podem ajudar a reduzir o risco de contrair a doença.

O post SC registra mais de 220 mortes por dengue e explosão de casos apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.