Amontoado de fios em postes da Energisa põe em risco segurança, denuncia população

fios da morte

Amontoado de fios em postes da Energisa põe em risco segurança, denuncia população

Fios elétricos dispersos — Foto: Arquivo/MaisPB

Todo cidadão pessoense ou turista da capital passeia pelas ruas de João Pessoa e depara com um cenário de belas praias, paisagens naturais, cultura, pôr do sol e muito mais. No meio de tudo isso, muitos postes de energia espalhados pela cidade, onde acumulam fios desordenados que poluem a paisagem e oferecem riscos à população.

“Eu achava melhor tirar fiações. Fazer outro modo de funcionar, porque cada vez mais está ficando pior”, disse Fábio Nascimento à reportagem do Portal MaisPB. Ele é servidor público e frequenta diariamente a região central da capital, mais especificamente no trecho comercial do bairro Tambiá.

Foto: Albemar Santos/Rede Mais

Para quem mora naquela região, a situação já não é nada nova. Em meio à grande circulação de carros e pessoas no local, ainda há espaço para que todo esse movimento possa ser prejudicial e até perigoso num local tão movimentado.

“Eu acho que é errado, porque esses fios ficam pendurados aí, vendo a hora um acidente. Um cara de moto ou bicicleta, entendeu? E eu acho isso errado”, disse Francisco Miguel, morador do bairro Tambiá que, infelizmente, se habituou com a situação.

Para o servidor público José Ivonaldo, que vai e vem diariamente na região central da capital, a gestão dos postes são ruins. “Seja da parte da Energisa ou empresas que lidam com internet ou qualquer outro trabalho vínculo a área, eu tenho uma impressão que, muitas das vezes, nem eles mesmo sabem lidar com a situação, além de causar uma feiura incontestável”, disse.

O que dizem as autoridades? 

O questionamento de José Ivonaldo à Energisa está correto. Apesar dos postes estarem no território da Prefeitura Municipal, a Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra-JP) informou ao Portal MaisPB que é de responsabilidade da companhia de energia – nesse caso a Energisa Paraíbaa – cuidar da gestão dos postes e alugar para empresas de telecomunicação, para internet e TV a cabo, por exemplo.

Em contato com a reportagem, a Energisa divulgou uma nota, afirmando que o problema da fiação é fruto da atividade clandestina na cidade. A empresa diz que foram retirados 60 toneladas de fios clandestinos em 2023 e pontuou que os famosos “gatos” contribuem para a sobrecarga dos postes e para a poluição visual.

“É importante ressaltar que a utilização clandestina ocasiona diversos malefícios a concessionária e a sociedade, como sobrecarga nas estruturas de postes, sonegação de impostos, concorrência desleal com outros provedores regularizados, poluição visual das ruas e riscos de acidentes já que a maioria não cumpre os requisitos de saúde e segurança do trabalho exigidos pela distribuidora”, disse a companhia em nota enviado ao Portal MaisPB.

Enquanto isso, a situação no Tambiá segue a mesma, e Francisco Miguel explicou como funciona a situação no bairro. “Os caras que botam fios nos postes perguntam: ‘rapaz, esse fio é com quem?’, ‘ah, esse é de fulano de tal, não sei de quem, não sei de quem’. Aí o cara é obrigado a torar com alicate”, disse. “A rua, onde você andar aqui em Tambiá, é assim”, completou.

Foto: Albemar Santos/Rede Mais

Leonardo Abrantes e Albemar Santos — MaisPB

Leia Também

source
Fonte : Mais PB

Adicionar aos favoritos o Link permanente.