Começam a chegar casas de emergência para desabrigados pela enchente

Chegou nesta terça-feira (28) ao aeroporto de Guarulhos (São Paulo) o primeiro carregamento de cem das 200 casas modulares doadas pela Agência da ONU para Refugiados (Acnur) para os desabrigados pela enchente no Rio Grande do Sul.

O primeiro carregamento, de 16 toneladas, foi transportado e desembarcado gratuitamente pelo programa Avião Solidário da Latam na rota Bogotá-Santiago-Guarulhos, e agora seguirá por via terrestre até Porto Alegre.

As casas modulares (relief housing units) são estruturas modulares móveis que se transformam em moradias temporárias emergenciais para dar melhor acolhida e mais privacidade às famílias abrigadas. Com vida útil de cinco anos, não são uma opção de moradia permanente, apenas como alternativa a abrigos e outras formas de acolhimento temporário.

O Acnur é parceiro do programa Avião Solidário da Latam desde abril de 2022. O transporte das casas emergenciais para o Brasil é uma ação coordenada com o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério dos Portos e Aeroportos.

As unidades habitacionais de emergência são estruturas sustentáveis usadas em várias operações da Acnur em todo o mundo. Têm estrutura de aço leve, teto e divisórias de parede, portas e janelas, revestimento do piso, energia solar, iluminação LED e sistema de ancoragem.

O projeto das casas foi feito de forma colaborativa por Acnur, a empresa social Better Shelter e a Ikea Foundation para servir como espaços autônomos, sustentáveis e adaptáveis a diferentes contextos de emergência humanitária, com unidades na América do Sul (como no caso da resposta humanitária do governo federal em Roraima), Europa, África e Oriente Médio.

O programa Avião Solidário da Latam já transportou gratuitamente para o Estado 142 toneladas de doações (cestas básicas, água, fraldas descartáveis, cobertores, entre outros itens) e 102 voluntários (médicos, enfermeiros, veterinários e bombeiros) desde 4 de maio. (GZH)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.