Morre Constantino Paulo Mência, ex-prefeito de Capinzal, aos 89 anos

Constantino Paulo Tchernyal Mência, ex-prefeito de Capinzal, morreu aos 89 anos de idade, na madrugada desta quarta-feira, dia 14, no Hospital da Unimed, em Joaçaba. O político e líder comunitário, nascido na cidade de Tangará, deixou um legado marcante na história do município.

A trajetória de Constantino na administração pública de Capinzal remonta ao ano de 1964, quando, em uma sessão extraordinária convocada pela Câmara de Vereadores, foi eleito prefeito municipal por via indireta. Esse acontecimento ocorreu em 29 de setembro de 1964, devido ao afastamento do titular, Silvio Santos, para tratar de assuntos de saúde na família. Na disputa, Constantino Paulo Mência e Lourenço Antônio Brancher se apresentaram como candidatos. Após um empate, Constantino foi eleito por ser o mais velho e com o voto de minerva do presidente da câmara, assumindo o cargo de prefeito de Capinzal de 1º de outubro de 1964 a 31 de janeiro de 1966.

Durante sua gestão, Constantino realizou obras que contribuíram significativamente para o desenvolvimento e infraestrutura do município. Destacam-se a construção do prédio que abriga o fórum da comarca de Capinzal, a instalação da agência do extinto BESC (Banco do Estado de Santa Catarina) e a continuidade das obras de pavimentação e traçado urbano, com a reabertura para receber calçamento e meios-fios em vias importantes como a Rua Presidente Nereu Ramos, Rua Maria Angélica Almeida e a Rua Luiz Dutra. Além disso, sua administração também foi marcada pela construção de pontes e escolas no interior do município.

Fora do âmbito municipal, Constantino ocupou o cargo de Secretário de Indústria e Comércio na gestão do saudoso ex-prefeito Hilton Pedro Paggi e foi o primeiro presidente da Associação Empresarial do Baixo Vale do Rio do Peixe (ACIRP) durante o período de 1995 a 1997. Sua atuação foi fundamental na fundação da entidade e na defesa de importantes projetos, como a pavimentação da rodovia estadual entre Capinzal até a BR-470, em Campos Novos (SC-458).

Constantino deixa enlutados sua esposa Celestina, filhos, netos, amigos e demais familiares. O velório está sendo realizado na capela da Funerária Gasser, localizada na rua Dona Linda Santos, em Capinzal. O sepultamento está marcado para às 17h, no Cemitério Municipal de Capinzal.

Álvaro José – Nativa FM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.