Nesta terça-feira, um ciclone trará um dia muito ventoso e frio ao estado. O sistema meteorológico, formado por uma série de centros de baixa pressão, estará situado sobre o Oceano Atlântico a leste do Rio Grande do Sul, resultando em uma situação curiosa com múltiplos centros de baixa pressão menores em torno do vórtice principal. Já a chuva deve voltar só no início da próxima semana.
A MetSul Meteorologia prevê que a influência do ciclone fará com que a terça-feira seja ventosa no estado, com rajadas de 40 km/h a 50 km/h na maioria das cidades. As regiões Sul e Leste serão as mais afetadas, especialmente durante a noite de segunda-feira e ao longo de terça-feira, quando as rajadas podem atingir 70 km/h a 90 km/h, com possibilidade de rajadas de até 100 km/h em algumas praias do Litoral Sul, entre Chuí e Mostardas. Em Porto Alegre, as rajadas devem variar entre 50 km/h e 70 km/h, podendo ser mais fortes em áreas mais altas e nas margens do Guaíba, além de locais onde a topografia e os prédios canalizam e potencializam a força do vento.
No Litoral Norte do Rio Grande do Sul, as rajadas de vento podem alcançar entre 60 km/h e 80 km/h, com os pontos mais ao sul da região, como entre Palmares do Sul e Tramandaí, sendo os mais afetados. Embora não se espere que este ciclone cause danos tão graves quanto os de junho e julho do ano passado, o vento pode derrubar árvores e causar falta de luz em setores do Sul e Leste do estado. Além disso, as operações no porto de Rio Grande deverão ser impactadas.
Modelos meteorológicos projetam que o vento mais intenso, entre 120 km/h e 150 km/h, ocorrerá junto ao centro do ciclone, que estará em alto mar. Em Porto Alegre, o vento inicialmente soprará de noroeste e, no final do dia, passará a ser de sul, mantendo essa direção na quarta e quinta-feira, o que influenciará o nível do Guaíba, que estava em 3,25 metros na tarde de hoje, segundo a régua da TideSat.
A MetSul Meteorologia alerta que este ciclone provocará forte agitação marítima com ressaca no restante da semana entre os litorais do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. Em algumas áreas, a ressaca pode ser significativa, causando danos e erosão costeira. Boletins da Marinha do Brasil advertem para ondas de até sete metros em mar aberto e de 3,5 metros na costa.
A formação do vórtice do ciclone deslocará a chuva mais intensa para o mar nesta terça-feira, diminuindo a instabilidade no Rio Grande do Sul. Ainda assim, a terça-feira terá muitas nuvens, com chuva e garoa em diferentes pontos do estado, intercaladas com aberturas de sol. A sensação térmica será baixa devido ao vento, com a maioria das cidades gaúchas registrando máximas entre 10°C e 13°C, e várias, especialmente na Metade Norte, com temperaturas abaixo de 10°C ao longo do dia.
Em Porto Alegre, o dia será ventoso, com muitas nuvens, momentos de garoa ou chuva e algumas aberturas de sol. A temperatura na capital gaúcha ficará entre 9°C e 10°C na mínima e 13°C na máxima, reforçada pelo vento moderado a forte em alguns momentos.
Para mais informações e previsões detalhadas, a MetSul Meteorologia está disponível nos canais do WhatsApp. Inscreva-se para receber alertas e informações exclusivas diretamente no aplicativo de mensagens.
Fonte: MetSul Notícias
The post Ciclone traz vento e frio intenso ao RS nesta terça; chuva dá uma trégua appeared first on Agora No Vale.