Israel diz que 360 caminhões de ajuda humanitária entraram em Gaza

Autoridades militares israelenses disseram que 360 caminhões de ajuda humanitária entraram em Gaza neste domingo (26) após verificações de segurança.

O número inclui 126 caminhões do Egito que atravessaram para Gaza através da Passagem de Kerem Shalom, segundo um comunicado da Forças de Defesa de Israel (FDI). Os EUA, Israel e Egito coordenaram a travessia dos veículos com os suprimentos.

“Os caminhões de ajuda que chegaram da Passagem de Rafah, pelo lado egípcio, continham comida, água, combustível, equipamentos médicos, medicamentos e equipamentos para abrigos”, afirmou a nota do militares.

“Toda a ajuda humanitária foi transferida para a Faixa de Gaza após verificações de segurança pelo pessoal da Autoridade de Travessias de Terra do Ministério da Defesa na Passagem de Kerem Shalom”, concluiu o comunicado.

Em um telefonema na sexta-feira (24), o presidente egípcio Abdel Fattah El-Sisi e o presidente dos EUA, Joe Biden, concordaram em facilitar a entrega da ajuda humanitária fornecida pelas Nações Unidas a partir do Egito por meio da travessia de Kerem Shalom em uma base temporária. Isso até que a passagem de Rafah possa ser reaberta do lado palestino, disse a presidência egípcia em um comunicado.

Trabalhadores humanitários e funcionários da ONU alertaram repetidamente que a terrível crise humanitária que se desenrola em Gaza se deve em grande parte às restrições impostas por Israel para entregas de ajuda humanitária via terrestre. A situação se agravou após o fechamento da travessia da passagem de Rafah, que faz fronteira com o Egito.

 

source
Fonte : CNN BRASIL

Adicionar aos favoritos o Link permanente.