Trump comemora vitória nas primárias do Partido Republicano em 11 Estados

A noite desta terça-feira, 5, foi de vitórias (no plural) para o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Até as 23h59, pelo horário de Brasília, ele anunciou ter levado a melhor sobre Nikki Haley em 11 dos 15 Estados norte-americanos que realizaram hoje as primárias do Partido Republicano — procedimento que ajuda definir quem será o representante da legenda na disputa pela Presidência da República.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Até o fim da noite desta terça-feira, Trump usou as redes sociais para comemorar as vitórias nos seguintes Estados:

  1. Virgínia;
  2. Carolina do Norte;
  3. Oklahoma;
  4. Arkansas;
  5. Tennessee;
  6. Texas;
  7. Massachusetts;
  8. Colorado;
  9. Minnessota;
  10. Maine; e
  11. Alabama.

Em outros três Estados dos EUA que realizaram as votações primárias do Partido Republicano nesta terça-feira, os resultados ainda não haviam se tornado públicos no início da madrugada desta quarta-feira, 6: Alasca, Califórnia e Utah. Nikki venceu em Vermont, de acordo com projeções do canal Fox News.

Leia mais:

YouTube video

Com os resultados da “superterça”, como é conhecida a data por ter mais de uma dezena de Estados com votações para as prévias do partidos, Trump se consolida como o favorito para ser o nome dos republicanos na eleição presidencial. No pleito programado para 5 de novembro, o atual presidente dos EUA, Joe Biden, deverá ser o representante do Partido Democrata na disputa.

Caso a projeção se confirme, os eleitores norte-americanos irão ver uma reedição da eleição de 2020. Na ocasião, o então presidente Trump perdeu para Biden. No colégio eleitoral, o democrata conquistou 306 delegados, enquanto o candidato republicano ficou com 232.

Trump versus Nikki Haley nas primárias do Partido Republicano

Donald Trump e Nikki Haley
Trump ironizou Nikki Haley por perder para ‘nenhum desses candidatos’ |Foto: Montagem/Reprodução/Instagram/Donald Trump/Nikki Haley

Na tentativa de voltar ao comando da Casa Branca, Donald Trump tem uma única concorrente interna no Partido Republicano. Ex-governadora da Carolina do Sul e ex-embaixadora dos EUA na Organização das Nações Unidas, Nikki Haley busca desbancar o favoritismo de seu oponente — mas sem sucesso até o momento.

Leia também: “Putin diz preferir Joe Biden a Donald Trump na Casa Branca”

Até agora, Nikki venceu Trump em apenas uma primária, a do Distrito de Columbia, onde fica a capital norte-americana, Washington. A votação ocorreu no último domingo, 3, e serve para garantir 19 delegados para a convenção do Partido Republicano — para receber a indicação é necessário ter a maioria dos 2.429 delegados.

Na briga contra Trump, Nikki Haley acumula derrotas marcantes. Ela perdeu, por exemplo, as prévias realizadas em seu berço político, a Carolina do Sul. Além disso, acabou perdendo em Nevada, local onde o nome do ex-presidente não apareceu na cédula — na ocasião, “nenhum desses candidatos” foi a opção mais popular junto ao eleitorado republicano.

YouTube video

Conforme projeção do site do canal Fox News às 0h50 desta quarta-feira (no horário de Brasília), Nikki Haley tem somente 52 delegados. Trump, a saber, soma 416.

Leia também: “Os papagaios ideológicos”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 201 da Revista Oeste

E mais: “Trump vem aí”, por Rodrigo Constantino

source
Fonte : Revista Oeste

Adicionar aos favoritos o Link permanente.