Arroio do Meio – Depois de passar toda a última semana contribuindo com os trabalhos de limpeza em Arroio do Meio, o grupo de 200 voluntários vindos de Chapecó retorna neste domingo (26) para a região oeste de Santa Catarina. A cidade catarinense declarou-se irmã e adotou o município localizado no Vale do Taquari, em uma ação de ajuda para superar os transtornos causados pela chuva e pela enchente na região.
Além dos voluntários, que incluíram o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, o comboio para o Rio Grande do Sul foi formado por 12 caminhões, quatro retroescavadeiras, trator, moto nivelador e rolo compactador, entre outros equipamentos. Eles chegaram a Arroio do Meio na segunda-feira (20), começaram os trabalhos de limpeza na terça (21) e se despedem neste domingo, após contribuir com a limpeza de cerca de 250 casas e com o recolhimento de aproximadamente 200 toneladas de entulho, segundo cálculos de João Rodrigues.
— A gente trabalhou das 7h às 19h todos os dias que estivemos aqui. Fizemos uma amizade com a cidade, com as pessoas, com o poder público, que se transformou em uma irmandade. No fim, eles que nos ajudaram mais do que nós a eles, porque a lição que a nossa equipe leva daqui é muito maior do que o serviço que foi realizado — destaca o prefeito de Chapecó.
Neste mês de maio, Chapecó sancionou a Lei 8.703, que autoriza o poder público local a realizar ações de auxílio a municípios brasileiros afetados por catástrofes naturais por meio de ajuda mútua. A nova legislação veio no momento certo para o município catarinense oferecer uma contribuição significativa para Arroio do Meio após os estragos causados pela chuva nas últimas semanas.
O município do Vale do Taquari teve cerca de 60% de sua área total inundada. Das aproximadamente 12 mil casas da cidade, pelo menos seis mil foram atingidas pela enchente, e cerca de mil foram totalmente destruídas ou ficaram consideravelmente danificadas.
The post Após limpar casas e recolher toneladas de entulho, voluntários de Chapecó se despedem appeared first on Agora No Vale.