O Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical) informou, em seu site, nesta sexta-feira, 24 de maio, que os docentes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), filiados à Apufsc-Sindical, decidiram pela aprovação da proposta do governo federal e pelo encerramento da greve. A paralisação havia iniciado em 7 de maio. A votação foi realizada online entre as 16h de terça-feira, 21 de maio, e as 16h desta sexta-feira. No total, 1.505 pessoas votaram, sendo 767 (51%) a favor da proposta e do fim da greve, 717 (48%) contra e 21 em branco.
A pergunta apresentada na cédula era: “Tendo em vista a 5ª Mesa Específica e Temporária do Magistério Federal, no último dia 15 de maio, você considera”. As opções de resposta são “devemos aceitar a proposta do governo e encerrar a greve” e “devemos recusar a proposta do governo e manter a greve”.
Reunião para assinatura do acordo
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos convidou as entidades representativas do Magistério Federal para o ato de assinatura do termo de acordo, que tem como base a proposta apresentada no último dia 15. O evento ocorre no âmbito da Mesa Específica de Negociação com Magistério Superior e EBTT, e está agendado para segunda-feira, dia 27, às 14h, na sede do MGI, em Brasília.
Conforme avaliação da Apufsc-Sindical, expressa em seu site, o agendamento da reunião para assinatura do ato evidencia que, conforme o governo federal já havia declarado na última reunião da mesa, a proposta apresentada é a última e não há mais possibilidade de negociação.
Três votações em menos de dois meses
Em 3 de abril, a Apufsc-Sindical realizou a primeira Assembleia Geral Extraordinária, seguida de votação eletrônica, para deliberar sobre a greve da categoria docente da UFSC. Na ocasião, a adesão à greve foi rejeitada por 582 votos contra 512 votos, uma diferença de 70 votos.
Menos de um mês depois, um abaixo-assinado feito por mais de 5% das pessoas filiadas ao sindicato solicitou uma nova assembleia, que foi convocada pela diretoria, e realizada seguida de votação. Dessa vez, a greve foi aprovada, com 637 votos a favor e 596 contrários, uma diferença de 41 votos. A greve da categoria docente iniciou no dia 7 de maio na UFSC.
Uma semana depois, após a reunião da Mesa Nacional de Negociação do dia 15 de maio, a Apufsc-Sindical recebeu um segundo abaixo-assinado solicitando a realização de uma nova Assembleia Geral Extraordinária, seguida de votação eletrônica, para encerrar a greve. A assembleia foi convocada e realizada na terça-feira, 21 de maio, quando iniciou a votação que se encerrou nesta sexta.
Com informações da Apufsc-Sindical.