Ônibus que saiu de Erechim se envolve em acidente na BR-282 em Lages

Lages – Um ônibus com que saiu de Erechim, no Alto Uruguai gaúcho, se envolveu em acidente na madrugada desta quarta-feira (14) na BR-282 em Lages, na serra catarinense. O fato ocorreu próximo ao Parque da Saudade, imediações do trevo com a BR-116. Por volta da 1h15 o Corpo de Bombeiros e SAMU foram acionados e deslocaram as equipes de socorro.

No local verificaram que o veículo Scania Marcopolo com placas padrão Mercosul conduzido por um homem de 31 anos havia tombado. O veículo se deslocava para Itapema, no litoral norte catarinense, com 37 passageiros mais dois motoristas, num total de 39 pessoas.

Quinze passageiros tiveram ferimentos leves como escoriações, luxações, contusões e ferimentos cortantes na face e em membros. Dos 15 feridos, todos foram conduzidos pelos bombeiros e SAMU, sendo 14 maiores de idade conduzidos para o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres e um menor conduzido até o Hospital Infantil Seara do Bem.

No local, 20 dos passageiros ainda encontravam-se dentro do ônibus sem conseguir sair do veículo pelo fato de as portas estarem obstruídas pela vegetação e o ônibus lateralizado. Foi necessário realizar o corte do para-brisa traseiro com a serra sabre para acessar o restante dos passageiros e retirá-los de dentro do veículo.

Por se tratar de um aclive acentuado foi necessário utilizar um cabo de segurança para extrair os 20 passageiros, sendo que uma feminina necessitou ser removida imobilizada em maca rígida estando politraumatizada.

Após 40 minutos de ação das equipes, todos estavam fora do veículo, não havendo óbitos ou passageiros com lesões graves. Dos 24 passageiros, sendo três menores e 21 adultos, todos foram encaminhados para uma área segura onde aguardaram a finalização das ações de resgate, sendo conduzidos até as instalações do quartel do 5º BBM, pois não tinham condições seguras para permanecerem sem qualquer tipo de assistência às margens da rodovia, sendo um local muito perigoso.

Terminada a ação, o trânsito foi liberado, pois o ônibus encontrava-se fora da pista e permaneceu no ônibus cuidando dos pertences. O segundo motorista, de 67 anos, não se feriu. O motorista que estava conduzindo no momento do acidente também permaneceu no local com a Polícia Rodoviária Federal.

Com a liberação do local, todos os passageiros que não se feriram, exceto os motoristas, foram acolhidos no refeitório do 5º BBM, pois não tinham qualquer amparo e permaneceriam na chuva sem esse apoio até o dia seguinte.

Após algumas horas de espera, realizados contatos com os órgãos da Defesa Civil e Assistência Social foi conseguido realocar todos os passageiros em abrigos temporários bem como hospedagens em hotéis para aguardar a remoção de outro ônibus para Erechim.

O desfecho da ocorrência se deu às 5h com a alocação de todos os envolvidos no acidente bem como o apoio da Secretaria de Assistência social no acolhimentos dos ocupantes do veículo.



Adicionar aos favoritos o Link permanente.