Uma ação conjunta da iniciativa privada resultou na rápida recuperação de um acesso viário em Caxias do Sul. Na comunidade de Vila Cristina, a união de empresários permitiu que um trecho da Estrada da Uva fosse consertado em apenas cinco dias.
A obra, iniciada na última quinta-feira (16), culminou na construção de uma ponte provisória, entregue na segunda-feira (20), para restabelecer o acesso após a estrutura original ter sido derrubada pelas chuvas.
O movimento foi liderado pelo Sinduscon Caxias, que representa empresas da Construção Civil de Caxias do Sul e outras seis cidades da região, em parceria com a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC). O prefeito Adiló Didomenico publicou um vídeo nas redes sociais agradecendo a iniciativa privada pelo esforço e confirmando que o acesso será provisório, com uma reforma definitiva prevista para o futuro.
Empresário ligado ao Sinduscon destacou a importância da participação da comunidade na recuperação das vias locais, dada a alta demanda e os prejuízos enfrentados. Explicou que começaram a liberar as vias e rodovias do interior com a colaboração de empresas urbanizadoras e de terraplanagem, que cederam maquinário, mão de obra, engenharia e topografia para ajudar o município, dado os enormes estragos.
Na Estrada da Uva, o acesso provisório é destinado a veículos leves, garantindo a mobilidade das famílias e do café colonial muito frequentado na região. Já está sendo planejada uma campanha para construir uma ponte nova e definitiva, com vão livre, para evitar perdas futuras.
Além disso, o Sinduscon está colaborando com a Cruz Vermelha de Caxias do Sul, fornecendo máquinas para os trabalhos de desobstrução em outras áreas afetadas.
The post Iniciativa privada arruma acesso e constrói ponte provisória em 5 dias appeared first on Agora No Vale.