Cláudio Castro demite seu vice de secretaria no RJ

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), exonerou seu vice, Thiago Pampolha (MDB), do cargo de secretário do Ambiente e Sustentabilidade. A decisão foi publicada no Diário Oficial do estado nesta terça-feira (5).

A pasta tem orçamento de R$ 1 bilhão por ano, e Pampolha tinha autonomia de escolher a equipe e administrar as ações.

A medida acontece após uma reunião na última segunda-feira (4), em que Castro e Pampolha selaram o fim de sua relação política.

Entenda o caso

De acordo com informações do analista de política da CNN Pedro Duran, o pedido para isso, teria sido do governador do Pará, Helder Barbalho, que com Baleia Rossi, presidente do MDB, foi responsável por levar Pampolha para a sigla, no ápice da crise entre governador e vice.

Tudo começou no final do ano passado. Pampolha manifestou ao governador a intenção de deixar o União Brasil. O vice confessou a interlocutores que se sentia “aprisionado” na sigla, depois da chegada do presidente da Assembleia Legislativa do estado, Rodrigo Bacellar.

Bacellar teria manifestando em diversos momentos a pretensão de suceder Castro. Aliados tanto do governador quanto do vice afirmaram à CNN que o plano original de Castro era de que Pampolha o sucedesse. Mas mais do que um plano, havia um compromisso selado. Isso é ponto comum nas duas versões.

Os dois lados dizem que Castro aceitou a mudança de partido, mas pediu tempo para Pampolha, isso antes de viajar para Orlando em janeiro, quando as chuvas alagaram cidades e mataram pelo menos 12 pessoas.

Castro e Pampolha haviam combinado de acertar a migração de legenda do vice depois da volta, prevista para o fim do mês. Mas, por conta das chuvas, o retorno foi antecipado.

O protagonismo de Pampolha na ausência do chefe do executivo, e o vice admitir um “mea culpa” do governo na prevenção de danos em entrevistas, teria incomodado Cláudio Castro. Ao retornar de viagem, muito embora tenham participado juntos de reuniões sobre as chuvas, a relação já estava desgastada.

Pampolha tentou discutir o assunto com Castro, mas afirmou a interlocutores que foi completamente ignorado. Já a equipe de Castro diz que eles se falaram sim, mas o climão estava instaurado.

source
Fonte : CNN BRASIL

Adicionar aos favoritos o Link permanente.