Instagram adverte Regina Duarte após post inverídico sobre enchentes no RS

Regina Duarte

A atriz Regina Duarte voltou a ser advertida pela Meta, empresa responsável pela administração do Instagram, por uma publicação com conteúdo falso sobre a conduta do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação à catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul nas últimas semanas. Essa, porém, não é a primeira vez que ela propaga mentiras e preconceitos nas redes sociais.

Na postagem, o político de extrema direita de Portugal André Carlo Amaral Ventura surge em um vídeo dizendo que o Brasil “não quer que Portugal envie as doações”. Na legenda da publicação, a ex-secretária de Cultura no governo de Jair Bolsonaro critica a gestão petista e associa a calamidade enfrentada pelos gaúchos a uma “guerra”.

Veja mais

  • Instagram adverte Regina Duarte após post inverídico sobre enchentes no RS

  • Cauã Reymond posta vídeo exibindo dotes físicos e deixa fãs babando: ‘Igual vinho’

  • Tony Ramos é submetido a nova cirurgia após novos hematomas no crânio

  • Arthur Urach admite que fez cirurgia na orelha para se sentir mais atraente; veja

  • Sem publicidades, campeão do BBB24 aposta em vídeos dançando para se manter na mídia

  • Ex-BBB Nizam publica novo ensaio nu

“Não consigo entender por que razões o governo brasileiro não aceita a ajuda humanitária aos brasileiros do Rio Grande do Sul. Será que ainda não “caiu a ficha” de que estamos vivendo uma “guerra”?! E porque razões se recusa apoio real, material, de um país irmão na luta pela dignidade, pela sobrevivência durante uma batalha…?!”

Antes que o vídeo seja reproduzido, no entanto, o Instagram colocou sobre ele duas mensagens. A primeira sobrepõe a capa da imagem e alerta: “Informação falsa. Checada por verificadores de fatos independentes”. Ao clicar, uma caixinha é aberta com mais detalhes sobre a verificação feita pela Agência Lupa e a constatação de propagação de mentira: “É falso que governo federal não quer que Portugal envie doações para o RS”.

Até a publicação desta reportagem, o vídeo já havia recebido 328 mil visualizações e mais de 32,2 mil curtidas dos 3,2 milhões de seguidores do perfil. Apesar da advertência, o perfil de Regina Duarte continua ativo com outras seis postagens feitas posteriormente por ela.

Reincidente

Regina Duarte teve uma passagem rápida e conturbada pelo governo de Jair Bolsonaro. Após dois meses no cargo, ela apareceu em um vídeo com o então presidente em que ele diz que a saída se daria a pedido da atriz. A promessa seria deixá-la no comando da Cinemateca de São Paulo, cidade onde vive, o que acabou não acontecendo.

A entrada na política fez com que Regina encerrasse um contrato de 50 anos com a Globo e acabasse, depois, enfrentando dificuldades para voltar à carreira. Suas declarações anti-vacina, críticas ao meio artístico, discursos de tom homofóbico, ataques a instituições e defesa de ideais da direita acabaram fazendo com que ela sofresse resistência de atores e autores de textos, que negaram cedê-los a projetos com a participação da atriz.

Essa não é a primeira vez que Regina Duarte publica mentiras em suas redes sociais. Em 2022, durante a campanha presidencial, o Instagram, plataforma mais usada por ela, chegou a questionar a usuários se realmente gostariam se acompanhar as postagens dela. “Tem certeza de que deseja seguir Regina Duarte?”, pergunta um aviso na página dela. “Esta conta publicou repetidamente informações falsas que foram analisadas por verificadores de fatos independentes ou que eram contra nossas Diretrizes da Comunidade”, alertava.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.