‘Ambos os sexos’ podem operar pênis e vagina, determina governo Lula

Em 10 de maio, o governo Lula mudou a classificação de 269 procedimentos médicos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para incluir a possibilidade de serem realizados por “ambos os sexos”.

Conforme a portaria do Ministério da Saúde, a lista inclui “operações e exames vaginais e penianos”, que podem ser feitos por pessoas de sexo feminino ou masculino, sem distinção. A medida deve facilitar o acesso de pessoas trans aos serviços do SUS a partir dessa nova medida.

nísia trindade
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante coletiva de imprensa para justificar o aumento nos casos de dengue – 20/03/2024 | Foto: Ton Molina/Estadão Conteúdo

Alguns dos serviços oferecidos estão relacionados à redesignação sexual, como prótese peniana e mamária; ao tratamento contra câncer, como quimioterapia de tumor de testículo e radioterapia de câncer ginecológico; ao acompanhamento de gravidez, como teste e exame pré-natal; e a procedimentos de contracepção e esterilização, inserção de DIU e vasectomia.

As alterações nos serviços propostas pelo governo Lula na portaria fazem parte da Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses e Próteses e Materiais Especiais do SUS; atendem a uma liminar do Supremo Tribunal Federal, a pedido do PT.

Leia também: “A mentira das fake news”, reportagem publicada na Edição 217 da Revista Oeste

source
Fonte : Revista Oeste

Adicionar aos favoritos o Link permanente.