Leptospirose: Idoso vítima das enchentes morre após 4 dias de internação, no RS

Um homem de 67 anos morreu vítima de leptospirose no município de Travesseiro, no Vale do Taquari. Ele era morador da localidade de Barra do Fão e teria se contaminado após a enchente que afeta a cidade desde o fim de abril.

Conforme o secretário de Saúde, Junior Weizeinmann, houve dificuldade na comunicação com a vítima. “Primeiro avisaram que ele estava bem, mas depois fomos comunicados da gravidade. Como o acesso está bem complicado, precisamos fazer rotas alternativas.” O idoso então foi encaminhado para o hospital da vizinha Marques de Souza.

“Foram cerca de quatro dias de internação, na sequência precisou ir para a UTI e acabou transferido para Lajeado, onde o hospital tem mais estrutura”, explica o secretário. O homem não resistiu e morreu na casa de saúde.

Outras três pessoas também tiveram a contaminação por leptospirose confirmada na cidade, todas são moradoras da Linha Cairu. “Os exames confirmaram a presença da bactéria, mas já estão se recuperando”, completa Weizeinmann.

A prefeitura do município reitera que em caso de sintomas, a população deve buscar atendimento médico imediatamente.

O que é a leptospirose?
A doença é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina de ratos e outros animais. Está ligada a exposição prolongada às águas contaminadas. A enfermidade pode levar de 1 a 30 dias para se manifestar, no entanto, costuma ocorrer entre 3 e 7 dias.
As manifestações clínicas variam, desde formas assintomáticas até casos graves e fulminantes. Entre os sintomas mais comuns estão a febre de até 40°C, dor de cabeça, fortes dores musculares nas panturrilhas, falta de apetite, náuseas e vômitos.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.