Ataques russos na região ucraniana de Kharkiv matam pelo menos 11

A Rússia atacou neste domingo (19) um movimentado resort à beira de um lago nos arredores da segunda maior cidade da Ucrânia e vilarejos na região vizinha, matando pelo menos 11 pessoas e ferindo dezenas.

Os ataques com mísseis foram os mais recentes da constante ofensiva russa na região do nordeste da Ucrânia.

Valentyna, 69 anos, tinha sangue escorrendo pelo rosto na área do resort à beira do lago, onde sua casa foi destruída. Seu marido foi morto pela água, disse ela, apontando para a área perto da costa onde agora havia uma cratera, escombros e cadáveres.

“Perder meu marido, perder minha casa, perder tudo no mundo, dói, me dói”, disse.

Os promotores afirmaram que seis pessoas foram mortas na região, uma ainda estava desaparecida e 27 ficaram feridas.

As equipes de resgate disseram que o ataque inicial foi seguido por um segundo ataque cerca de 20 minutos depois, com alvos em equipes de emergência locais, no que  chamam de “toque duplo”.

“Nunca houve soldados aqui”, disse Yaroslav Trofimko, um inspetor de polícia que chegou após o primeiro ataque. “Era domingo, as pessoas deveriam estar aqui para descansar, as crianças, as mulheres grávidas, estavam descansando, desfrutando de uma vida normal.”

Outras cinco pessoas morreram e nove ficaram feridas em dois vilarejos no distrito de Kupiansk. O governador local, Oleh Syniehubov, disse que as forças russas bombardearam a região com um lançador de foguetes múltiplo.

O presidente Volodymyr Zelenskiy apelou novamente aos aliados ocidentais para fornecerem a Kiev sistemas de defesa aérea adicionais para proteger Kharkiv e outras cidades.

“O mundo pode deter o terror russo e para isso a falta de vontade política entre os líderes deve ser superada”, disse Zelenskiy no Telegram.

O presidente ainda disse que dois sistemas de defesa antimísseis Patriot “farão uma diferença fundamental”.

“Os sistemas de defesa aérea para outras cidades e o apoio suficiente aos soldados na linha da frente garantiriam a derrota da Rússia”, acrescentou.

source
Fonte : CNN BRASIL

Adicionar aos favoritos o Link permanente.