A Secretaria da Saúde de Colinas solicita que a população evite consumir água diretamente das torneiras. Segundo recomendação do Estado do Rio Grande do Sul, é necessário que sejam feitas análises de todos os poços do município, especialmente durante este período pós-catástrofe. O aumento de doenças diarreicas também foi registrado no posto de saúde local após a enchente, um indicador de que a água pode estar imprópria para o consumo.
Análises e Resultados
Na semana passada, foram coletadas amostras de todos os poços da cidade para análise. Até o momento, o único poço liberado para consumo é o da Linha Westfália. Os demais poços necessitam de uma segunda amostra, que será realizada nos próximos dias. À medida que os resultados forem sendo liberados, a Secretaria da Saúde informará a população sobre a segurança do consumo da água desses poços.
Enquanto os resultados das análises não são divulgados, a população pode retirar água mineral gratuita junto ao CRAS e no Centro de Donativos na Sociedade da Linha Ano Bom. As escolas municipais também foram abastecidas com água segura.

Equipes da prefeitura distribuíram água mineral em locais estratégicos do interior do município, nas casas de moradores responsáveis por distribuí-la ou que se colocaram à disposição como pontos de retirada.
Para mais informações, a população pode entrar em contato com a Secretaria da Saúde de Colinas.
Funcionamento da UBS de Colinas no período pós-cheia
Se adaptando ao cenário pós-cheias conforme o possível, a UBS de Colinas vem atendendo somente demandas de emergências e urgências desde o dia 2 de maio. Em muitos momentos, a equipe esteve reduzida, pois o deslocamento dos profissionais, alguns vindos de outras cidades, foi seriamente comprometido pela destruição causada nos acessos ao município. Mesmo assim, o atendimento emergencial a população conseguiu ser mantido durante todos os dias inclusive aos finais de semana.

A partir da próxima segunda, dia 20 de maio, as consultas agendadas retornarão ao normal. As pessoas que tinham consultas marcadas e não foram atendidas nas últimas semanas devido às cheias, devem entrar em contato com a UBS para reagendar pelo WhatsApp da recepção (51) 99834-6283.
Os exames de sangue e outras solicitações laboratoriais estão sendo emitidos e podem ser realizados normalmente no laboratório do município, que está operando em seu horário de sempre.
Para consultas com especialistas fora do município, é recomendado que a população entre em contato com o setor de regulação da Secretaria da Saúde para verificar a disponibilidade dos profissionais.
O horário de atendimento da UBS de Colinas permanece o mesmo, das 07h30 às 17h, sem intervalo ao meio-dia.
Para reagendar consultas ou obter mais informações, a população pode entrar em contato com a UBS de Colinas através do número da recepção já listado acima.
The post Colinas alerta para consumo de água direto das torneiras e destaca atendimento da saúde appeared first on Agora No Vale.