Bilhete enviada por casal de SC com doações comove gaúchos

Um bilhete escrito por um casal de Indaial e enviado junto com doações para o Rio Grande do Sul comoveu os moradores da pequena cidade gaúcha de Nova Santa Rita. A cartinha à mão tinha como destino famílias atingidas pelas enchentes e foi encontrada por pessoas que faziam a triagem dos donativos. Além de ajuda a quem tanto precisa, as palavras levaram acalento aos corações:

Espero que o agasalho aqueça além do corpo de alguém, também a sua alma e seu coração. Enviamos a nossa solidariedade e compaixão”, escreveram os doadores identificados apenas como Fran e Nando.

Isabelli Nayá Ribeiro Flores, uma das quase 30 mil pessoas que moram em Nova Santa Rita, aparece em um vídeo recebido pela prefeitura de Indaial lendo o bilhete em voz alta. Após a menina de apenas 10 anos proferir as palavras, todos no entorno aplaudem em agradecimento. Cerca de 100 toneladas de doações já foram encaminhadas ao município gaúcho pelos indaialenses.

A prefeitura de Indaial “adotou” a cidade Nova Santa Rita para prestar auxílio na reconstrução após as cheias. Servidores da Defesa Civil, Secretaria de Saúde e Assistência Social foram enviados ao município gaúcho ajudar. Remessas de gelo e gás de cozinha também têm sido feitas para a resposta aos atingidos.

Segundo a prefeitura de Nova Santa Rita, nesta quinta-feira (16) eram 11 abrigos abertos com 1,1 mil pessoas, as quais perderam tudo o que tinham. Nesses espaços são servidas quatro refeições diárias, feitas com mantimentos recebidos de doações. Outras milhares de pessoas estão abrigadas na casa de amigos, parentes e vizinhos. Para esses, a prefeitura tem feito um cadastro e entregue alimentos e colchões para se manterem nas residências onde estão acolhidos.

Cenário caótico

Em todo o Rio Grande do Sul são cerca de 2,1 milhões de pessoas atingidas pelas enchentes. Além das milhares de pessoas em abrigos, o número de mortes chegou a 149, conforme o boletim de quarta-feira (15). Outras 108 pessoas estão desaparecidas, segundo o governo gaúcho.

Quem quiser fazer doações em dinheiro, há uma conta oficial: Chave pix: CNPJ 92.958.800/0001-38 (Banco do Estado do Rio Grande do Sul ou Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.