SC registra aumento de 79,6% nas laqueaduras e 48% nas vasectomias em 2023

A Lei da Laqueadura e Vasectomia completou um ano de vigência nesta terça-feira (5) com um saldo positivo em Santa Catarina. O número de mulheres que realizaram a laqueadura no estado subiu 79,6% em 2023, na comparação com o ano anterior. Já o número de vasectomias aumentou 48%.

Em 2023, foram realizadas 2.777 laqueaduras e 5.551 vasectomias em Santa Catarina. Em 2022, esses números foram de 1.546 e 3.749, respectivamente.

A nova lei facilitou o acesso aos procedimentos. A idade mínima para a laqueadura foi reduzida de 25 para 21 anos, e não há mais limite de idade para mulheres que já tenham ao menos dois filhos. Além disso, o aval do cônjuge não é mais necessário.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, autora da lei enquanto deputada, destaca a importância da mudança. “A laqueadura faz parte do planejamento familiar e é uma mudança que está fazendo muita diferença na vida das mulheres e das famílias”, afirma.

Outro avanço da lei é a possibilidade de realizar a laqueadura no momento seguinte ao parto. Isso reduz os riscos de complicações cirúrgicas e a taxa de ocupação de leitos hospitalares.

A laqueadura é um processo cirúrgico que impede que a mulher engravide. O procedimento dura entre 40 minutos e uma hora.

A vasectomia é uma pequena cirurgia que impede o transporte do espermatozoide. O procedimento leva de 15 a 20 minutos e não precisa de internação.

Leia mais notícias de Blumenau e região:

Cinco bairros de Blumenau vão receber obras; ordens de serviço foram assinadas nesta segunda

Idosa atacada a golpes de facão pelo ex-genro em Gaspar morre no hospital

Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo após gravar vídeo fazendo ameaças

O post SC registra aumento de 79,6% nas laqueaduras e 48% nas vasectomias em 2023 apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.