Pesquisador brasileiro apresenta “Gondwana em Chamas” em evento de universidade alemã

Um evento on-line promovido pela Universität Tübingen, na Alemanha, trará amanhã, dia 5 de março às 11h no Horário de Brasília (15h no Horário da Europa Central), uma discussão relevante para a comunidade científica internacional. O encontro faz parte do programa Tübingen Science Bridge – Latin America (Science and Medicine Edition) 2024, que visa a internacionalização da ciência e da pesquisa.

A palestra, que será ministrada pelo professor André Jasper da Universidade do Vale do Taquari – Univates, abordará o tema “The ‘Burning Gondwana’: using past to understand current environmental challenges” (“Gondwana em Chamas”: usando o passado para compreender os desafios ambientais atuais). O projeto de pesquisa “Burning Gondwana” utiliza o carvão fóssil como indicador direto de paleo-incêndios florestais, analisando registros de diferentes partes do mundo e intervalos de tempo geológico para compreender a dinâmica paleoambiental de Gondwana, um antigo continente que abrangia a maioria das zonas terrestres do Hemisfério Sul.

O evento, destinado a professores, pesquisadores científicos, alunos de pós-graduação e público em geral, será realizado na plataforma Zoom em inglês, facilitando a discussão e interação entre os participantes.

A pesquisa de Jasper já rendeu diversas publicações científicas e textos de repercussão internacional, incluindo descobertas de paleoincêndios no Cretáceo na Índia e no Egito, além de estudos que revelam a ocorrência de incêndios na Antártica há 75 milhões de anos.

André Jasper é um pesquisador renomado, com formação em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), mestre e doutor em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e pós-doutorado na Eberhard Karls Universität Tübingen. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2010, Jasper atua em cursos de graduação e é docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) na Univates. Seu trabalho é focado em Paleobotânica e Paleoambientes, com interesse particular nas paleofloras gondwânicas, impactos regionais e globais dos paleoincêndios vegetacionais e a evolução de biomas terrestres.

Este evento representa uma oportunidade valiosa para a troca de conhecimentos e experiências entre comunidades científicas internacionais, reforçando a importância da pesquisa colaborativa no enfrentamento dos desafios ambientais contemporâneos.

Para mais informações e inscrição no evento, clique aqui.

The post Pesquisador brasileiro apresenta “Gondwana em Chamas” em evento de universidade alemã appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.