Bombeiros da região de Joaçaba compõem nova força-tarefa enviada ao RS

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina enviou nesta segunda-feira (13) um novo contingente para atuar nas buscas e resgate das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. O tenente André Germanovix, comandante da Força-tarefa do 11º Batalhão de Bombeiros Militar de Joaçaba, informou que a equipe é composta por 42 bombeiros militares e 5 cães de busca. São 17 militares do Oeste catarinense, sendo quatro da região do Batalhão de Joaçaba.

De acordo com o oficial, a equipe é formada por militares que possuem especialidade em busca e resgate em situações de deslizamentos, inundações e enxurradas. “É um tipo de resgate muito complexo, pois a vítima pode estar a vários metros abaixo da terra, por isso exige técnicas e conhecimentos específicos”, explicou.

Germanovix destaca ainda que o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina possui uma característica autônoma, levando consigo todo o material necessário para realizar a missão. “Levamos barracas para não depender de alojamentos, alimentação, através de rações militares, combustíveis e equipamentos. Assim a equipe chega lá para fazer parte da solução e não se tornar um peso logístico para uma população que já está muito desgastada em função do desastre que vêm enfrentando. Até por isso é feita essa rotatividade de efetivo, para levar novos insumos”, concluiu.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.