A cidade de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, vai adotar um dos municípios atingidos pelas cheias no Rio Grande do Sul (RS). A informação foi anunciada nesta segunda-feira (13).
A decisão foi tomada após o prefeito João Rodrigues, sancionar a lei 8.703, que autoriza o Poder Executivo a realizar ações de auxílio a municípios brasileiros afetados por catástrofe natural, por meio de ajuda mútua.
“Com essa lei nós temos o amparo legal para realizarmos uma segunda etapa de ajuda aos atingidos pelas cheias no RS”, salientou o prefeito.
Segundo Rodrigues, nesta terça-feira (14) uma equipe da Defesa Civil vai ao estado vizinho para verificar qual município será adotado por Chapecó.
Ajuda humanitária e de máquinas ao RS
O município pretende levar cerca de 10 caminhões-caçamba, dois caminhões-pipa, quatro retroescavadeiras, duas escavadeiras hidráulica e rolo compactador, para ajudar na reconstrução das estradas e limpar ruas.
“Também pretendemos levar voluntários entre servidores municipais e também acionar voluntários das entidades para montar um exército que vai ajudar na limpeza das casas e prestar outros auxílios”, disse o prefeito.
Mais de 800 toneladas de doações
Chapecó já encaminhou aos atingidos pelas cheias mais de 800 toneladas de donativos, em 51 caminhões e carretas, além de oito aeronaves. A Administração Municipal também decidiu manter o Centro de Eventos aberto, das 8h às 18h, para continuar recebendo as doações.
Já foram enviadas ao RS 51 carretas e caminhões com doações dos chapecoenses. – Foto: Prefeitura de Chapecó