Idade de líderes mundiais é reflexo de uma série de fatores e traz suas consequências

Na flor da idade: as decisões mais importantes do mundo estão sendo tomadas por presidentes, primeiros-ministros e outros comandantes de idades cada vez mais avançadas. E isto se observa não somente na direção de nações, mas também diversas outras instituições.

Há uma década, só um dos 10 países mais populosos do mundo tinha um líder com mais de 70 anos. Hoje em dia são 8, fazendo com que mais da metade do mundo seja governado por pessoas 70 ou mais.

Mesmo com a idade sendo apenas um número, essa mudança de perfil entre os líderes globais indica uma tendência da política e da demografia internacional.

A população mundial está mais velha, com taxas de fertilidade caindo a ritmos preocupantes. Já quando olhamos pelo lado político, a alternância de poder tem ficado cada vez menor.

Exemplos

Por exemplo… Em 2014, Putin, da Rússia, Xi Jinping na China e o indiano Narenda Modi tinham acabado de chegar aos postos mais poderosos de seus países quando estavam na faixa dos 60 anos.

Nos dias atuais, os três ainda estão nos mesmos cargos de liderança graças a manobras que permitiram mandatos que nunca foram tão longos. Já nos EUA, os atuais candidatos à presidência têm 77 e 81 anos, sendo que um é o atual comandante, e outro tenta voltar ao poder

Há quem bata na tecla de que os políticos mais velhos têm mais experiência e são menos aventureiros, já tendo passado por outros cargos e estando preparados para diferentes situações.

Outros batem na tecla de que a idade cada vez maior impede a renovação e a chegada de líderes mais jovens num momento em que o mundo lida com desafios envolvendo Inteligência Artificial (AI) e mudanças climáticas. Outro indicativo seria o desinteresse da nova geração em assumir cargos ou responsabilidades públicas. Os próximos anos e mesmo eleições darão mais um panorama deste contexto.


The post Idade de líderes mundiais é reflexo de uma série de fatores e traz suas consequências appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.