Chuvas RS: estado conta com mais de 700 abrigos temporários

O Rio Grande do Sul já conta com 722 abrigos temporários espalhados pelo estado por conta das chuvas que atingem a região desde o final de abril. O levantamento foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) com as secretarias municipais de Assistência Social, e divulgado na manhã deste domingo (12).

De acordo com Beto Fantinel, titular da Sedes, os números podem variar conforme novos municípios são afetados pelas enchentes ou o nível da água baixa e as pessoas retornam para suas casas.

Caracterização dos abrigos

A Sedes com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o Ministério da Saúde, a Defesa Civil nacional e do estado, e o Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef), atuam mapeando e caracterizando os abrigos desde esta sexta-feira (10).

Em uma primeira amostra, que compreende 96 abrigos, foi levantado que:

– 47,92% contam com gestantes ou puérperas;
– 47,17% contam com população indígena ou quilombola;
– 43,75% contam com migrantes;
– 91,67% informaram que contam com banheiro funcionais em quantidade suficiente para abrigos emergenciais (1 para cada 25 pessoas);
– 78,12% informaram que contam com espaços específico para lazer e convivência de crianças e adolescentes;
– 62,5% contam com cozinha e produção de alimentação no local (as demais recebem marmitas prontas);
– 58,33% contam com equipes de segurança;
– 85,42% contam com equipes de saúde;
– 83,33% contam com equipes de atendimento psicossocial atuando no local.

Segundo Gustavo Saldanha, coordenador do Observatório Social da Escola de Desenvolvimento Social do Estado e secretário-adjunto da Sedes, o objetivo do mapa é a identificação da localização, estrutura e perfil das pessoas abrigadas, além de suas necessidades.

Chuvas no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul já registra 143 pessoas mortas e outras 125 desaparecidas desde o começo das chuvas que atingem a região, conforme dados divulgados pela Defesa Civil do estado na noite deste sábado (11).

Cerca de  81.170 pessoas se encontram em abrigos, enquanto 537.380 estão desalojadas. Com relação aos municípios afetados, o número é de 446.

source
Fonte : CNN BRASIL

Adicionar aos favoritos o Link permanente.