Sergipe tem 10 casos confirmados de meningite em 2025


Caso mais recente é de uma mulher que está em estado grave de saúde, na Barra dos Coqueiros. Estetoscópio
Reprodução/RBS TV/Arquivo
Sergipe já registrou 10 casos confirmados de meningite em 2025, até o momento, de acordo com dados da Secretaria do Estado da Saúde (SES) divulgados nesta terça-feira (27).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
Segundo a SES, o caso mais recente da doença no estado é de uma mulher da Barra dos Coqueiros, que apresentou febre, dores de cabeça e precisou ser internada. O estado de saúde da paciente é considerado grave.
Apesar disso, o diretor de vigilância em saúde em Sergipe, Marco Aurélio Góes, disse que não há risco de surto no estado.
Sobre a doença
A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. As formas bacterianas da doença são as mais graves, mas a meningite também pode ser causada por outros agentes infecciosos, como vírus e fungos.
Geralmente, as bactérias e vírus que causam a meningite se espalham de uma pessoa para outra por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. No caso dos Enterovírus, a contaminação é fecal-oral ou por contato próximo com pessoa ou superfície infectada. Já a meningite fúngica é transmitida por meio da inalação dos esporos (pequenos pedaços de fungos) ou pelo contato com ambientes contaminados.
Entre os sintomas mais comuns da meningite estão febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, náuseas e vômitos. As autoridades de saúde recomendam manter o calendário vacinal em dia e adotar hábitos de higiene, para prevenir a doença.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.