

BYD Shenzhen desembarca em Itajaí nesta quarta-feira (28) – Foto: Divulgação/ND
O Porto de Itajaí fará história nesta quarta-feira (28), com uma megaoperação: a chegada do BYD Shenzhen, o maior navio de transporte de carros do mundo, trazendo 7.292 veículos elétricos da montadora chinesa BYD.
Esta é a primeira vez que o Brasil recebe uma carga desse porte, marcando um momento único para o setor automotivo e logístico do país.
Megaoperação logística para recebimento de carga
A embarcação vai atracar no terminal catarinense na manhã desta quarta e a operação deve iniciar por volta das 13h. Para garantir que tudo aconteça sem imprevistos, mais de 500 profissionais estarão envolvidos diretamente, coordenando o processo que deve durar três dias.
O navio é do modelo RoRo (Roll-on/Roll-off), onde os veículos descem do navio rolando pelas rampas, sem a necessidade de guindastes, tornando a operação mais rápida e com menor impacto ambiental.
Para essa grande operação, alterações no trânsito de Itajaí serão feitas, a fim de evitar transtornos na mobilidade da região. Mais de 130 caminhões-cegonha estarão envolvidos no transporte dos carros até as montadoras e centros de distribuição em Araquari e Itajaí.
Além disso, a JBS Terminais, responsável pela operação do Porto de Itajaí, implementou um sistema de monitoramento digital em tempo real para controlar cada passo da movimentação. Estima-se que cerca de 100 veículos sejam descarregados a cada hora durante os três dias de operação.

Cerca de 100 veículos por hora serão descarregados durante os três dias de operação – Foto: Divulgação/ND
Itajaí se consolida como hub logístico internacional
A megaoperação não só representa um grande feito para a logística brasileira, mas também traz benefícios diretos para a economia local, com centenas de empregos temporários sendo gerados e reforçando a posição estratégica de Santa Catarina no mercado de veículos eletrificados.
Itajaí vem se destacando cada vez mais como um dos principais portos do Brasil para o transporte de veículos e cargas de alto valor. A escolha do BYD Shenzhen para sua estreia no Brasil é uma prova da confiança das montadoras internacionais na infraestrutura e eficiência do terminal catarinense.

Megaoperação consolida Itajaí como hub logístico internacional – Foto: Divulgação/ND
Ainda neste mês de maio, o porto também recebeu quase 700 veículos da BMW, o que demonstra ainda mais a solidez do Porto de Itajaí no setor automotivo.
Santa Catarina se firma, assim, como um dos principais polos logísticos para veículos eletrificados, sendo um dos maiores hubs do Brasil e da América Latina, alinhando-se com as tendências globais de sustentabilidade e inovação no transporte de cargas.