A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) esteve entre os destaques do ranking nacional de depositantes ativos de propriedade intelectual de 2024 do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), divulgado na última quarta-feira, 21 de maio. Todos os anos, o relatório reúne os rankings dos 50 maiores depositantes no Instituto, por ativo de propriedade intelectual (PI). A UFSC ocupa a 20° posição como depositante residente de patentes de inovação, com 27 depósitos, e a 11° posição como depositante residente de programas de computador, com 41 depósitos no ano passado.
Divididos entre residentes e não residentes do Brasil, os rankings contemplam ativos como patentes, marcas, desenhos industriais e programas de computador. A Universidade também se destacou pelos avanços em relação aos dados do último relatório do Inpi. Em comparação com 2023, a UFSC subiu 16 posições no ranking de depósitos de patentes de invenção. Já nos programas de computador, o avanço foi ainda maior, com o ganho de 35 posições.
Conforme o Departamento de Inovação (Sinova), o destaque nacional da Universidade nos ranqueamentos reflete o papel estratégico da Sinova na percepção da comunidade acadêmica sobre a importância de proteger suas produções, tecnologias e inovações. Segundo a diretora de Inovação da Sinova, Clarissa Stefani Teixeira, o setor vem trabalhando ativamente em conjunto com os centros da UFSC para fomentar uma cultura de inovação na academia.
“Queremos garantir ainda mais destaque para a UFSC. Nosso time está comprometido com o desenvolvimento da Universidade e de todas as ideias que nascem e crescem aqui. Com a construção de uma UFSC mais empreendedora e inovadora, esperamos, nos próximos anos, ter ainda mais ativos de propriedade intelectual ganhando destaque no cenário nacional e internacional”, afirma.
Inova UFSC auxilia no impulsionamento de resultados
Desde 2022, a Sinova tem ganhando destaque no cenário de inovação com a implementação do Programa de Inovação e Empreendedorismo da UFSC (Inova UFSC). Por meio de projetos e soluções inovadoras, realizadas no âmbito da UFSC, atividades relacionadas à sensibilização e ao reconhecimento de atividades de propriedade intelectual fortalecem a cultura de inovação no ambiente acadêmico e aumentam os níveis de desenvolvimento de competências ligadas a novas ideias e conhecimentos.
Com informações do INPI.