Siga @radiopiranhas
Guguinha afirmou que os pacientes que buscam atendimento nas UPAs precisam de classificação, porque, além das urgências e emergências, muitas pessoas procuram as unidades de saúde em busca de atestados, ou com sintomas menos graves. “As unidades estão sempre lotadas, ficando difícil fiscalizar os serviços oferecidos. São 200 postos de saúde e a Secretaria de Saúde não tem pessoal para fiscalizar”, explicou.
O parlamentar informou que existe um pessoal de apoio nas unidades de saúde, mas que não são facilmente identificados pelos pacientes. “Estive no Trauminha, em uma segunda-feira à noite. Vi um paciente e fui saber do que ele precisava. Ele reclamou que aguardava o resultado de alguns exames há muito tempo. Fui até o setor responsável e os exames dele estavam prontos, só que havia muita gente, o que dificulta ao pessoal de apoio dar assistência. Nessa mesma hora pensei em criar uma forma de identificação para essas pessoas. Perguntei se poderia contribuir e mandei confeccionar coletes com a frase ‘Posso te ajudar’ para identificação desse pessoal de apoio”, revelou. Segundo Guguinha, todo o pessoal de apoio da UPA de Cruz das Armas já está com os coletes de identificação que foram entrgues.
Sobre a UPA de Cruz das Armas, o vereador destacou que o ambulatório criou o programa ‘Fast Track‘, que em tradução literal significa “Faixa Rápida”, cujo objetivo é priorizar os casos mais graves e garantir que todos os pacientes sejam atendidos de acordo com a gravidade de suas condições. A unidade utiliza um sistema de classificação de risco para determinar a ordem de atendimento, onde a prioridade é dada aos casos mais urgentes. Os pacientes são classificados em cores que indicam o grau de urgência: vermelho (emergência), laranja (muito urgente), amarela (urgência), verde (urgência menor) e azul (baixa complexidade). Os pacientes classificados como emergência são atendidos imediatamente, enquanto os demais são atendidos de acordo com o tempo de espera estipulado para cada cor. “Os atendimentos que demoravam duas horas não chegam a 20 minutos. Esperamos que, logo, todas as UPAs estejam utilizando esse sistema para melhor atender nossa população”, ensejou.
Guguinha aproveitou para esclarecer que “fiscalizar a Gestão não significa ir contra ela”. “Pelo contrário, estamos ajudando a Gestão a fazer o seu trabalho”, afirmou, reforçando que o papel fiscalizador do parlamentar contribui para melhorias na Gestão Municipal.
O vereador ainda agradeceu a aprovação, por unanimidade, do PLO 54/2025, de sua autoria, que assegura aos usuários das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) a realização de agendamento para consultas médicas pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. “Esse aplicativo vai garantir um atendimento mais humanizado, além de permitir que a população avalie esse atendimento, possibilitando a melhoria do serviço prestado ao paciente”, comemorou.
source