UFSC e Fepese firmam convênio com Câmara Municipal para oferecer serviços de assessoria

Reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, participa de sessão na Câmara Municipal de Florianópolis. (Foto: Edio Helio Ramos/CMF)

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) e a Câmara Municipal de Florianópolis (CMF) firmaram, na última quarta-feira, 31 de janeiro, um convênio para estabelecer, na Casa Legislativa, um Laboratório de Projetos. A ação possui o propósito de auxiliar a população de Florianópolis com assessoria técnica junto às entidades, além de fornecer auxílio na elaboração de projetos para captação de recursos e subvenção social, montagem de projetos financeiros e prestação de contas de entidades, além de retirada e regularização de certidões e documentações para entidades, dentre outras.

A proposta refere-se, também, à busca por editais do Governo Federal, Estadual e suas agências. O auxílio será prestado por alunos da UFSC (analistas de projeto), sob orientação de professores do Centro Socioeconômico (CSE). A princípio, as ações de atendimento às demandas iniciam-se no mês de fevereiro, nos períodos da manhã e da tarde, com divulgação nas redes de comunicação da Câmara Municipal.

Segundo o reitor Irineu Manoel de Souza, a iniciativa será um marco importante para a Câmara, para a Universidade, e, principalmente, para a sociedade, tendo em vista que sua função é o enfoque na gestão pública. “A nossa gestão tem essa proposta de fazer um trabalho mais próximo da sociedade. Esse Escritório de Projetos que está sendo concebido conta com a presença do nosso departamento de Ciências da Administração, todos os professores e doutores da área e também com experiência. As camadas sociais que mais precisam de orientação terão, com esse Escritório, orientação de como encaminhar seus projetos”.

“O Posto de Atendimento, aqui na Câmara Municipal, tem o propósito de fazer esse atendimento às Entidades na distribuição e acompanhamento de um projeto, para o desenvolvimento dessas documentações. Além disso, auxiliaremos na parte de orçamento, e na parte da prestação de contas”, afirma o professor Leandro Dorneles dos Santos, do Departamento de Administração da UFSC.

Vereadores da Câmara Municipal de Florianópolis celebram convênio com a UFSC e Fepese para a criação de um novo serviço à população. (Foto: Divulgação/CMF)

Assistência técnica de forma gratuita

Na parceria, a Fepese entra para prestar assessoria à Câmara de Vereadores, unindo experiências em prol de um atendimento cada vez mais especializado durante este ano de 2024. O gerente de Projetos da Fepese, Claiton Kley Varela, cita que o foco é na organização. “A Fundação serve para fazer uma gestão e um acompanhamento dos projetos, para prestar contas de seus recursos na gestão de projetos, prestação de contas, e questões de documentação para a Universidade”.

“Fico muito feliz de estarmos formando um convênio com a Fepese e com a UFSC para que venhamos criar o Escritório de Projetos. As entidades que acessam recursos públicos podem vir à Câmara e receber toda uma assistência técnica de forma gratuita, para que possamos, de fato, levar à população aquilo que merece”, destaca o vereador João Cobalchini, presidente da Câmara.

Já o vereador Claudinei Marques, vice-presidente da Câmara e presidente da Escola do Legislativo, aponta que o ganho segue, também, aos 23 vereadores que terão um suporte de grande categoria em seus projetos. “Nós vamos evitar que ratificações sejam feitas. A qualificação que a Instituição tem com os seus profissionais vai trazer à Câmara, e à população de Florianópolis, um ganho extraordinário. Nós, através da Escola do Legislativo, faremos muito bem o uso dessa parceria realizada a partir de hoje”.

 

com informações da Câmara Municipal de Florianópolis

Adicionar aos favoritos o Link permanente.