
Ex-diretora do Instituto Pinel, Mara Faget teve o registro cassado, mas continuou atendendo como psicanalista. Justiça já determinou indenização, mas vítimas seguem sem receber. Psiquiatra é acusada de manipular e enganar pacientes
Uma psiquiatra famosa no Rio de Janeiro é acusada de transformar a confiança de seus pacientes em uma ferramenta para aplicar golpes financeiros. O Fantástico ouviu relatos de vítimas que afirmam ter sido manipuladas emocionalmente por Mara Faget, ex-diretora do Instituto Pinel, para emprestar dinheiro à médica — valores que nunca foram devolvidos.
“Eu fui ficando com confusão mental. Minhas primas perceberam que havia algo errado. Aí foi que eu falei: ‘Bom, a Mara me pediu dinheiro e está em cima de mim'”, relata uma mulher que preferiu não se identificar.
A mulher procurou a psiquiatra em 2014 para tratar uma compulsão por compras. Segundo a vítima, Mara usava as sessões de psicanálise para relatar supostos problemas pessoais, como doenças na família e dificuldades financeiras, e então pedia ajuda em dinheiro.
“Ela contou que o marido dela estava doente, o plano de saúde não estava cobrindo, que ela precisava de dinheiro. Aí ela me pediu dinheiro dentro da consulta de psicanálise”.
A mulher chegou a fazer empréstimos no banco que somaram R$ 92 mil.
“Eu comecei com cinco mil, depois ela foi pedindo.”, conta. “E eu fiquei então insolvente e fui morar de favor na casa da minha prima”.
O caso foi parar na polícia e Mara foi indiciada por crime de estelionato. No início deste ano, dez anos depois do primeiro empréstimo, Mara reconheceu a dívida de R$ 90 mil e fez um acordo judicial para pagá-la de forma parcelada.
A psiquiatra Mara Faget, ex-diretora do Instituto Pinel, é acusada de usar confiança dos pacientes para aplicar golpes financeiros
Reprodução/TV Globo
Registro cassado
As denúncias contra a médica lavaram o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) a cassar o registro dela em 2021. Mesmo assim, ela continuou atendendo pacientes em seu consultório no Leblon, agora se apresentando como psicanalista, profissão que não exige diploma médico.
Laren Aniceto, jornalista e ex-paciente, descobriu a cassação do registro de Mara e decidiu investigar o passado da médica. Laren entrevistou 38 pessoas ligadas à psiquiatra e transformou a apuração em seu trabalho de conclusão na faculdade de jornalismo.
“Ela pode convencer qualquer pessoa daquilo que ela quer como se as pessoas fossem marionete”, disse Laren.
De acordo com Laren, mesmo sem registro, Mara emitiu um recibo de serviços médicos e o carimbou com seu número no CRM.
Segundo o Cremerj, “uma pessoa com registro cassado não pode exercer a medicina no país”, “não pode se apresentar como médica nem prestar nenhum tipo de serviço da área médica”.
“Se assim fizer, configura-se como exercício ilegal da profissão, tratando-se de um ato criminoso”, diz o conselho.
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro disse que “a ex-funcionária Mara Faget foi exonerada do cargo de diretora em 2018 e, desde janeiro de 2023, não tem mais nenhum vínculo” com a unidade.
Em nota, o advogado de Mara Faget afirmou que “as acusações são levianas e carecem de qualquer respaldo fático ou jurídico”, que “ela jamais atuou como médica sem ter o registro” e que “não tem qualquer condenação judicial por estelionato”.
A defesa também declarou que Mara “oportunamente, terá seu CRM restabelecido em ação judicial”.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts, trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts.