Jogar papel higiênico no vaso sanitário: pode ou não pode no Brasil?

Mulher sentada no vaso sanitário segurando rolo de papel higiênico

Saiba a forma correta de descartar o papel higiênico – Foto: Getty Images/iStockphoto/ND

Se você já viajou para países como Estados Unidos, Canadá ou países da Europa, provavelmente percebeu algo diferente nos banheiros: não há lixeira ao lado do vaso sanitário.

Isso porque, nessas regiões, o papel higiênico costuma ser jogado diretamente no vaso e levado com a descarga. Mas, no Brasil, a recomendação geralmente é outra. Por aqui, o mais comum é descartar o papel higiênico no lixo. Afinal, jogar no vaso pode causar entupimentos. Mas por que essa diferença existe?

Por que jogar papel higiênico no vaso sanitário é um problema no Brasil

Existem dois principais motivos pelos quais jogar papel higiênico no vaso sanitário ainda não é a melhor prática em boa parte do Brasil:

  • Baixa capacidade de desintegração do papel higiênico nacional
  • Infraestrutura deficiente das redes de esgoto

A qualidade do papel higiênico influencia — e muito

Grande parte dos papéis higiênicos vendidos no Brasil, especialmente os de folha dupla ou tripla, é fabricada com materiais que apresentam alta resistência úmida.

Essa característica, embora ofereça mais conforto, dificulta a desintegração do papel quando ele entra em contato com a água. Em outras palavras, o papel não se desfaz facilmente, o que aumenta os riscos de obstrução nas tubulações.

Pesquisas já mostraram que papéis higiênicos estrangeiros costumam apresentar níveis muito mais altos de desintegração em testes simulando a turbulência dos encanamentos. Isso significa que são muito mais seguros para serem descartados diretamente no vaso — o que não acontece com os produtos brasileiros.

Pessoa puxando rolo de papel higiênico no banheiro

O papel higiênico fabricado no Brasil é mais difícil de se desintegrar – Foto: Getty Images/ND

A infraestrutura brasileira ainda é um desafio

Mesmo com algumas áreas urbanas bem servidas por saneamento básico, a infraestrutura de esgoto no Brasil é desigual e, muitas vezes, ultrapassada. Em diversas regiões, os encanamentos são antigos, mal dimensionados ou mal projetados — o que aumenta o risco de entupimentos ao tentar adotar o hábito de jogar papel no vaso.

Outro ponto importante é o diâmetro das tubulações: enquanto em países desenvolvidos o mínimo costuma ser de 150 mm, no Brasil a exigência mínima é de apenas 100 mm. Essa diferença impacta diretamente na capacidade do sistema de escoar resíduos maiores, como o papel higiênico que não se desfaz adequadamente.

Do ponto de vista sanitário, o que seria o ideal?

Do ponto de vista de higiene e saúde, jogar papel higiênico no vaso sanitário seria o mais indicado, pois evita o contato direto ou indireto com resíduos fecais, beneficiando a limpeza do ambiente e a segurança de quem realiza a limpeza.

No entanto, considerando a realidade da maioria das casas e cidades brasileiras, o mais prudente ainda é manter o uso da lixeira ao lado do vaso. Especialmente em imóveis mais antigos ou em regiões com rede de esgoto precária, o descarte no lixo continua sendo a melhor opção para evitar problemas maiores.

Pessoa jogando papel higiênico na lixeira ao invés de jogar papel higiênico no vaso sanitário

No Brasil, o ideal é jogar o papel higiênico na lixeira – Foto: Getty Images/ND

Casas novas e bem estruturadas podem descartar no vaso?

Em ambientes com rede hidráulica moderna e bem dimensionada, é possível, sim, adotar o descarte do papel no vaso sanitário. Mas é fundamental que o papel utilizado seja de folha simples e com alta capacidade de desintegração.

Ainda assim, é recomendável verificar com um profissional hidráulico ou técnico de saneamento antes de mudar o hábito de descarte em sua residência, especialmente se o imóvel estiver localizado em regiões onde o sistema de esgoto não é plenamente eficiente.

Itens que nunca devem ser jogados no vaso sanitário

Mesmo que, em casos específicos, o papel higiênico possa ser descartado no vaso, alguns itens jamais devem ser jogados no vaso sanitário. Veja a lista:

  • Lenço umedecido
  • Absorvente
  • Fralda
  • Cotonete
  • Fio dental
  • Cabelo
  • Papel toalha, guardanapo e lenço de papel
  • Preservativo
  • Restos de comida
  • Areia ou terra, principalmente de gato

Esses materiais não se desfazem com facilidade e podem causar obstruções sérias na rede de esgoto ou nas estações de tratamento.

O que fazer se o vaso entupir?

Se você jogou papel no vaso e o sistema entupiu, não se desespere. O primeiro passo é usar um desentupidor de borracha para tentar liberar a passagem. Caso o problema persista, o ideal é chamar um encanador ou profissional especializado para avaliar e resolver a situação.

Enquanto em muitos países jogar papel higiênico no vaso sanitário é uma prática comum e segura, no Brasil essa realidade ainda esbarra em limitações técnicas e estruturais. Até que haja avanços na qualidade dos produtos e na infraestrutura de saneamento, o mais indicado para a maioria dos brasileiros ainda é usar a boa e velha lixeira.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.