Siga @radiopiranhas

- Foto: Teresa Duarte

João Pessoa
João Pessoa desponta entre os destinos mais reservados por aposentados beneficiários do programa Voa Brasil, iniciativa do Governo Federal, que oferece passagens aéreas por até R$ 200. Desde seu lançamento, no fim de julho do ano passado, o programa já contabiliza mais de 40 mil bilhetes emitidos, de acordo com dados divulgados na última terça-feira (20), pelo Ministério de Portos e Aeroportos. Voltado a aposentados do INSS que nunca viajaram de avião ou estão há pelo menos um ano sem utilizar o transporte aéreo, o Voa Brasil tem como objetivo democratizar o acesso ao transporte aéreo, aproveitando assentos ociosos oferecidos pelas companhias. As reservas realizadas ao longo dos últimos 10 meses concentram-se, majoritariamente, nas regiões Sudeste (42,5%) e Nordeste (40%). João Pessoa aparece ao lado de metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Brasília, Salvador, Maceió, Belo Horizonte e Natal entre os destinos mais escolhidos.
Artesanato
A Paraíba e o seu artesanato estarão em destaque, a partir de amanhã, em São Paulo, com a exposição “Qual o seu papel?”, que reúne o que há de mais genuíno na cultura paraibana no Museu A Casa do Objeto Brasileiro. Além do artesanato, a música e a gastronomia também estarão presentes. A mostra é o resultado do trabalho feito por sete artesãos no 39° Salão do Artesanato Paraibano, que foi realizado em janeiro, em João Pessoa, e que homenageou as técnicas do papel machê e da papietagem.
- Foto: Teresa Duarte
Campina Grande
Paralelamente aos festejos juninos de Campina Grande, será realizada a 40ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, que acontecerá de 11 a 29 de junho, das 15h às 22h, na Avenida Severino Bezerra Cabral, nº 780. O evento, neste ano, irá homenagear os artesãos que utilizam a técnica ancestral de entrelaçar fios com nós e terá como tema “Arrocha o nó, que agora é a vez do macramê”. Mais de 500 expositores participarão do salão e terão a oportunidade de mostrar trabalhos de diferentes tipologias como renda renascença, cerâmica, bordados, trabalhos indígenas e marcenaria. Na programação, ainda constam apresentações artísticas e gastronomia. Como entrada, o visitante deverá levar 1kg de alimento não perecível. Além de fortalecer a identidade regional, o salão atrai visitantes de vários municípios paraibanos e também de fora do estado.
Litoral Sul
O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), intensificou as fiscalizações no Litoral Sul do estado com o objetivo de combater o transporte turístico ilegal e o exercício clandestino da profissão de guias de turismo. A ação faz parte do Programa de Fiscalizações Integradas, iniciativa que conta com a parceria do Ministério do Turismo (MTur) e das prefeituras dos municípios de Conde e Pitimbu. As operações de fiscalização, coordenadas pela PBTur e Setde, envolvem a participação de diversos órgãos estaduais e municipais, como as Secretarias de Mobilidade Urbana, Guardas Municipais, Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), Polícia Militar e Detran-PB. O principal objetivo é garantir que os prestadores de serviços turísticos, como transportadoras e guias, operem de acordo com as normas do Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e cumpram as regulamentações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
- Foto: Teresa Duarte
Araruna
Para os casais românticos, um novo modelo de hospedagem chama a atenção dos turistas no município de Araruna. Trata-se da Oka Chalé na Pedra da Boca, cuja proposta diferencial já começa pela sua arquitetura que se integra com o ambiente em sua volta, dando uma visão ampla da Pedra da Boca. Seu desing é inspirado em materiais naturais oferecendo todo o conforto interno com cama, cozinha funcional e um banheiro completo com a experiência única de banhar-se sentindo a paisagem à sua frente. Tudo isso no lugar mais emblemático do destino da Pedra da Boca. Fácil acesso a trilhas e experiências de aventura.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 23 de maio de 2025.
source
Fonte
A União