Siga @radiopiranhas
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, esteve reunido em Brasília com a ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O encontro ocorrido na manhã desta quinta-feira (22), teve como pauta o encaminhamento de demandas prioritárias da Justiça Eleitoral paraibana e projetos institucionais voltados ao fortalecimento das zonas eleitorais e à ampliação da participação da juventude no processo eleitoral.
Na reunião, o presidente apresentou à ministra as dificuldades enfrentadas pelas zonas eleitorais da Paraíba, especialmente em relação à estrutura física e à necessidade de investimentos. Também expôs a importância da implantação de uma usina fotovoltaica para reduzir os custos com energia elétrica e a urgência de aprimorar a ferramenta de Business Intelligence (BI) do Tribunal, garantindo mais segurança e eficiência na gestão das informações.
Outro ponto relevante da conversa foi a busca por apoio institucional e orçamentário para a execução dessas melhorias. Segundo o desembargador Oswaldo Trigueiro, a ministra Cármen Lúcia demonstrou grande sensibilidade em relação às demandas apresentadas e se comprometeu a encaminhar, junto à equipe técnica do TSE, um levantamento completo da estrutura das zonas eleitorais paraibanas, ação que coincide com o fechamento do novo plano de obras do TRE-PB.
O presidente do Regional também aproveitou a oportunidade para convidar a ministra a participar de um evento que será promovido pela Justiça Eleitoral da Paraíba, em agosto, voltado à conscientização de jovens eleitores, sobre a importância do voto e da participação na vida democrática.
O evento discutirá o voto facultativo de jovens entre 16 e 17 anos. O TRE-PB tem intensificado ações nessa área, como o termo de cooperação com o Congresso Nacional, firmado em março deste ano, que inclui projetos em parceria com o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor).
“Foi uma reunião muito produtiva. Apresentamos nossas necessidades e projetos, e todas as demandas foram muito bem recebidas. Saio esperançoso de que tenhamos boas notícias para a Paraíba, especialmente no que diz respeito ao crédito suplementar e ao fortalecimento das zonas eleitorais, tanto em estrutura quanto em recursos humanos e qualificação”, avaliou o presidente Oswaldo Trigueiro.
“A expectativa é que, com o apoio do TSE, o TRE-PB possa avançar na recomposição orçamentária e na execução de projetos que visam melhorar o atendimento à sociedade e valorizar a estrutura da Justiça Eleitoral paraibana”, concluiu o magistrado.
@politicaetc
source