A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) segue avançando na demolição da antiga ponte da ERS-130 sobre o Rio Forqueta, entre Lajeado e Arroio do Meio. A estrutura colapsou em 2 de maio de 2024, durante as enchentes que atingiram diversas regiões do Rio Grande do Sul. A operação, iniciada na última quarta-feira (14), faz parte do contrato da nova ponte, inaugurada em 10 de abril deste ano.

Nesta etapa, a EGR vai utilizar um equipamento específico para a retirada das ferragens da antiga estrutura. A máquina já iniciou os trabalhos nesta quinta-feira (22), no lado de Arroio do Meio, onde a ponte já está totalmente destruída. A empresa responsável pela demolição também será encarregada do descarte correto do material metálico.
Enquanto isso, os rompedores hidráulicos continuam atuando no lado de Lajeado, fragmentando o restante da estrutura em blocos de concreto. Após a conclusão dessa fase, a nova máquina será deslocada para o lado de Lajeado para coletar as ferragens remanescentes.

Os blocos de concreto provenientes da demolição serão reaproveitados como entroncamento e serão posicionados nas margens do Rio Forqueta. A iniciativa tem como objetivo estabilizar as encostas e prevenir processos erosivos, promovendo uma solução sustentável ao aliar engenharia e preservação ambiental.

Durante toda a operação, o trânsito sobre a nova ponte permanece fluindo normalmente, sem qualquer impacto para os motoristas.
The post Demolição da antiga ponte sobre o Rio Forqueta avança com utilização de equipamento para retirada de ferragens appeared first on Agora No Vale.