
A invasão compreende uma área localizada nas terras indígenas Alto Turiaçu, Awá e Caru e que foi alvo da invasão de criadores de gado. Segundo a PF, a situação tem causado conflitos na região. Polícia Federal cumpre mandados em operação que investiga invasão de terra indígena no Maranhão
Divulgação/Polícia Federal
A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta quinta-feira (22), um mandado de busca e apreensão em uma operação que investiga a invasão reiterada de criadores de gado na terra indígena do complexo Alto Turiaçu, no Maranhão.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
A área compreende as terras indígenas Alto Turiaçu, Awá e Caru. Os mandados foram expedidos pela 8ª Vara Federal Ambiental e Agrária da Seção Judiciária do Maranhão e fazem parte da Operação Ferrete Incógnito.
A operação tem como objetivo apurar novos detalhes que possam ser anexados as investigações do caso. De acordo com a PF, a terra indígena Awá já foi objeto de desintrusão, onde foram retiradas aproximadamente 15 mil cabeças de gado e a invasão das terras, tem causado conflitos com os povos originários.
Segundo a PF, a área está sendo invadida por criadores de gado
Divulgação/Polícia Federal
A Justiça Federal também decretou a suspensão das atividades econômicas do investigado, proibindo a inserção de gado em qualquer área pertencente à União, em especial, as terras indígenas.
Os crimes são caracterizados como invasão de terras públicas, além de crimes ambientais (como o de impedir ou dificultar a regeneração natural de florestas, explorar economicamente a área em terras de domínio público sem autorização de órgão competente).