Caso em Gaurama passa a ser investigado
O número de casos suspeitos de gripe aviária em investigação no Brasil subiu para oito, conforme atualização desta quarta-feira, 21 de maio, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Entre as novas notificações está uma possível contaminação registrada em galinha doméstica em uma propriedade de subsistência no município de Gaurama, localizado no norte do Rio Grande do Sul.
Com a nova suspeita, o Estado contabiliza três amostras sob apuração. As outras duas foram identificadas em Triunfo, envolvendo galinhas domésticas, e em Derrubadas, com uma ave silvestre. Uma quarta suspeita, registrada anteriormente em Estância Velha, foi descartada pelas autoridades sanitárias.
O painel oficial do Mapa, que monitora em tempo real os dados da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), aponta ainda que novas investigações estão em andamento em outros cinco estados, totalizando oito ocorrências em análise no país.
Primeira detecção comercial no país foi no RS
O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado brasileiro a registrar um foco da gripe aviária em aves de criação comercial. O caso foi confirmado em uma granja de Montenegro, no Vale do Caí. Desde então, medidas sanitárias rigorosas foram adotadas para conter a propagação do vírus, incluindo a vistoria de todas as propriedades em um raio de 10 quilômetros ao redor do foco confirmado.
Apesar de as ocorrências em aves domésticas e silvestres não acarretarem impacto direto no comércio internacional, como o bloqueio de exportações, elas representam riscos para a disseminação do vírus, considerado altamente contagioso.
Municípios com suspeitas sob investigação:
- Triunfo (RS) – galinhas domésticas
- Derrubadas (RS) – ave silvestre
- Gaurama (RS) – galinhas domésticas
- Ipumirim (SC) – atividade comercial
- Garopaba (SC) – ave silvestre
- Salitre (CE) – galinhas domésticas
- Aguiarnópolis (TO) – atividade comercial
- Eldorado do Carajás (PA) – galinhas domésticas
Histórico da gripe aviária no Brasil
Desde 2022, o Serviço Veterinário Oficial já investigou 3.953 notificações de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves. Dos 168 focos confirmados de gripe aviária no Brasil, 164 ocorreram em aves silvestres, três em aves de subsistência e apenas um em plantel comercial.
No Rio Grande do Sul, os primeiros registros da doença ocorreram em maio de 2023, em cisnes-de-pescoço-preto encontrados próximos à Lagoa Mangueira, no sul do Estado. O vírus havia sido detectado nacionalmente pela primeira vez no mesmo mês, no Espírito Santo, também em aves silvestres.
O Ministério da Agricultura segue monitorando a situação e reforça a importância da notificação imediata de qualquer caso suspeito à vigilância sanitária.
The post Novas suspeitas de gripe aviária são investigadas no RS; veja os municípios com ocorrências appeared first on Agora No Vale.