
O Bloco do Caos dá um passo significativo em sua trajetória musical com o lançamento do single autoral “Nosso Canto”, faixa que também intitula o novo EP da banda. A música, que já está disponível nas plataformas digitais, ganhou um videoclipe emocionante em formato road movie, lançado nesta segunda-feira (20) no canal oficial do grupo no YouTube.
Gravado entre as praias de São Sebastião (SP) e a Zona Norte de São Paulo — berço do Bloco — o clipe celebra os 10 anos do vídeo “O Mensageiro”, lançado em 2014 com Toni Garrido e Quino McWhinney (Big Mountain). Desta vez, os protagonistas são os viajantes reais Jéssika (MG), Franco (Argentina) e a cachorrinha Milena, que percorrem a América do Sul em uma Kombi, compartilhando sua jornada pelo perfil @kombiperfeicao.
Com direção de Rodrigo Pysi, o vídeo também valoriza a ancestralidade com cenas de capoeira filmadas na Zona Norte paulistana em parceria com o grupo Abadá Capoeira — símbolo de resistência, cultura e coletividade. “A capoeira é muito Bloco do Caos: é roda, swing, luta, dança, corpo em movimento e ancestralidade”, destaca o vocalista.
“Nosso Canto” é a única composição inédita em um EP dedicado a releituras de clássicos da música brasileira — como “Pacato Cidadão”, do Skank — e traz uma poderosa mensagem de união e escuta mútua. “O refrão diz: ‘o seu canto é meu canto também’. Isso resume tudo. É sobre reconhecer no outro a sua própria voz”, reflete Ale Cazarotto, que assina a composição ao lado de Renato Frei, PH Moraes e Pe Lu (Restart).
A música, inicialmente pensada para o cantor Armandinho, foi adaptada para o estilo do Bloco. A força da faixa chegou a chamar atenção de Tales de Polli, vocalista do Maneva. “Ele ouviu e disse: ‘Isso aqui é hit, hein, pai’”, conta Ale. Mesmo cogitando repassar a canção, a banda decidiu mantê-la como marca própria. “Se até eles viram esse potencial, vamos lançar com a nossa identidade”, completa.
A nova fase do Bloco do Caos também está sendo celebrada nos palcos com a turnê “Nosso Canto”, que teve estreia oficial em abril no Sesc Belenzinho (SP) com participações especiais de GOG e Vitin (Onze:20). A turnê seguirá pelo Brasil e Europa, passando por eventos como o Festival da Lua Cheia (SP), Festival Só Amor (BH) e o Festival Maré de Agosto, nos Açores (Portugal).
A banda reforça que, mesmo em um projeto de releituras, “Nosso Canto” sintetiza sua essência. “Todos os artistas que homenageamos neste EP fazem parte do nosso canto. Eles nos influenciaram, e hoje também cantamos por causa deles”, conclui Ale.