
Criação é de galos e galinhas para reprodução de aves que serão comercializadas para o corte ou produção de ovos. Granja com caso de gripe aviária em Montenegro (RS)
REUTERS/Diego Vara/File Photo
O primeiro caso de gripe aviária em granja comercial no Brasil aconteceu em uma matrizeira, segundo divulgação do Ministério da Agricultura na última quinta-feira (15). Mas, afinal, o que é uma granja de matrizes?
É neste tipo de produção que são criados os galos e galinhas para procriação. Ou seja, os ovos postos pelas aves serão comercializados mais tarde para granjas de frango de corte (que viram carne) ou para se tornarem galinhas poedeiras, para o setor de ovos, explica Elsio Figueiredo, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Suínos e Aves.
Por não ser uma granja que exporta os produtos, o governo ressaltou que, quando os embargos dos países que compram o frango brasileiro são apenas para a região do foco, não existe prejuízo comercial. É o caso, por exemplo do Japão, o segundo maior comprador.
Perguntas e respostas: Quantos casos Brasil tem? Posso pegar comendo frango?
Por que países suspenderam compra de frango do Brasil, se não há risco para consumo?
Entenda abaixo como ela funciona:
🧬Em busca do melhor DNA: não se trata simplesmente de colocar as aves para reprodução. Os criadores buscam cruzar aves que tenham materiais genéticos interessantes, por exemplo, para gerarem aves que engordem mais ou que coloquem mais ovos.
🐔Árvore genealógica: a granja de matriz é a última etapa antes da criação para alimentação. Antes dela existem as granjas de avós e bisavós, para alcançar o material genético desejado.
Considerando todo esse processo, o ovo ou frango que você consome, por exemplo, leva cerca de 4 anos para ser produzido, explica Ariel Mendes, presidente da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas (Facta).
🐓Sem relação entre parentes: é preciso evitar o cruzamento entre animais de uma mesma linhagem, pois isso reduz a produção. Desta forma, em uma granja de matriz haverão machos irmãos e fêmeas irmãs, mas nunca um casal da mesma família.
Os animais são criados em um mesmo ambiente e o acasalamento acontece de forma natural. Normalmente, são de 8 a 10 fêmeas para cada macho, aponta Mendes.
Em uma granja de galinhas poedeiras, por exemplo, existem somente fêmeas, para os ovos não serem fecundados.
🏡Isoladas: por trabalharem com material genético, essas granjas precisam seguir diversas regras de biosseguridade. Uma delas é estarem isoladas de outras granjas, para minimizar as chances de contaminação.
🥚Incubatório: os ovos das matrizes não são chocados por elas. Eles são recolhidos e enviados para incubação, que não precisa ser próxima ao local da granja. O presidente da Facta explica que é mais fácil transportar ovos do que pintinhos, que são mais sensíveis.
Por isso, no caso da granja de Montenegro, os ovos estavam em três incubatórios diferentes, sendo no Rio Grande do Sul, em Minas Gerais e no Paraná.
🐣Gripe aviária não é hereditária: ainda que uma das matrizes esteja contaminada, isso não significa que os ovos contêm o vírus, explica Figueiredo.
A gripe aviária não é transmitida geneticamente, mas por secreções. O único risco é de que a casca esteja contaminada por secreções emitidas pela galinha na hora de colocar o ovo. Ainda assim, o risco é baixíssimo, pontua Mendes.
Outro ponto é que o produto passa por higienização e, quando vai para o consumo, é frito ou cozido, eliminando a carga viral.
Deste modo, o descarte dos ovos em Montenegro foi feito por precaução. No Paraná, mais de 10 milhões de ovos foram destruídos e em Minas, 450 toneladas.
🍗Não escapam do abate: as galinhas começam a colocar ovos a partir de 25 semanas de idade e continuam na função até as 68 semanas, quando a produtividade começa a cair. Ao longo desse período, elas geram entre 140 e 145 pintinhos. Depois disso, vão para o abate.
Leia também:
Como o Brasil busca evitar novos casos de gripe aviária?
Veja os países com embargos à carne de frango do Brasil após gripe aviária
Gripe aviária: entenda se é possível se contaminar comendo carne de frango