Inclusão no Mapa garante acesso a recursos federais e fortalece o turismo regional
A região, por meio da Associação dos Municípios da Região dos Vales, Amturvales, deu início ao processo de atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, uma importante ferramenta do Ministério do Turismo que reconhece e organiza os municípios com real vocação e atuação no turismo. Para integrar o Mapa, os municípios devem atender alguns critérios, como funcionamento ativo dos Conselhos Municipais de Turismo, conforme determina a legislação.
“A presença no Mapa não apenas garante visibilidade nacional, mas também é pré-requisito para o acesso a recursos federais, programas de capacitação, ações promocionais e investimentos em infraestrutura turística. Mesmo que o município não possua uma clara vocação para o turismo, pode se beneficiar, sendo fornecedor de mão-de-obra ou de produtos, por exemplo”, enfatiza a secretária executiva da Amturvales, Vanessa Spindler.
Neste momento, Vanessa, está coletando as informações necessárias junto aos municípios, com foco em reunir a documentação e os dados exigidos. “A regionalização é um pilar estratégico da política pública de turismo, pois promove o desenvolvimento integrado entre municípios. Seu objetivo principal é o de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no País”, comenta.
A Política Nacional de Turismo, estabelecida pela lei 11.771/2008, tem dentre os seus princípios a regionalização do turismo. A adesão ao Mapa é uma oportunidade para os municípios se posicionarem de forma mais competitiva e articulada no cenário nacional, além de impulsionar o desenvolvimento econômico por meio da atividade turística.
Segundo a Secretaria de Turismo, o Rio Grande do Sul é o segundo Estado no Brasil com o maior número de municípios regionalizados. São 393 distribuídos em 27 regiões turísticas.
Jéssica Koch – Assessoria de Imprensa Amturvales
The post Região inicia processo para o novo mapa do turismo brasileiro appeared first on Agora No Vale.