TSE da Bolívia nega registro e Evo Morales está fora da eleição

Siga @radiopiranhas

TSE da Bolívia disse que partido pelo qual Evo Morales pretendia concorrer novamente à presidência não tem reconhecimento legal

O ex-presidente Evo Morales (2006-2019) não conseguiu se inscrever como candidato para a eleição presidencial de 17 de agosto na Bolívia e está fora da disputa, informou o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) do país andino nesta terça-feira (20).

Segundo informações do jornal El Deber, apoiadores de Morales tentaram registrá-lo como candidato pelo Partido da Ação Nacional Boliviana (PAN-BOL) até a noite de segunda-feira (19), mas o TSE informou que a legenda não tem reconhecimento legal porque não obteve mais de 3% dos votos nas eleições presidenciais de 2020.

Morales havia escolhido de última hora o PAN-BOL para concorrer na eleição, após ter sido expulso do partido Movimento ao Socialismo (MAS), do presidente Luis Arce, que foi seu afilhado político, mas com quem está rompido.

Mesmo que não houvesse a restrição ao PAN-BOL, a candidatura de Morales teria vida curta nos tribunais, porque na semana passada o Tribunal Constitucional Plurinacional (TCP) da Bolívia reafirmou uma decisão judicial que apontou que não há possibilidade de um terceiro mandato presidencial no país, o que significa que o ex-presidente, que já exerceu três mandatos, não poderia ser candidato em agosto.

Também na semana passada, Arce, que havia sido escolhido como o candidato do MAS, desistiu de tentar a reeleição devido à baixa popularidade, causada por uma crise econômica marcada pela falta de dólares, escassez de combustíveis e alta inflação.

Ele pediu um nome de consenso dentro da esquerda e que Morales também desistisse da disputa, mas o ex-presidente recusou.

Crédito Gazeta do Povo

source
Fonte:
Paulo Figueiredo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.